Prolongamento
"Conceição não tem papas na língua. Não quer saber se vende jornais ou dá na TV"
2021-10-25 12:50:00
APAF queixou-se do técnico e Sousa explica que Conceição é um "livro aberto"

Treinador do FC Porto há várias temporadas, num clube onde foi jogador, Sérgio Conceição nunca negou que tem desde sempre um sentimento particular em relação ao emblema azul e branco e defende-o com as forças que tem. O técnico não consegue, por vezes, evitar algumas reações que lhe têm valido críticas, reparos e muita discussão. Sérgio Conceição defende-se dizendo que se trata da sua forma de ser e estar direta e transparente. Mesmo assim, o técnico não escapa a algumas queixas também por parte de organismos que tutelam alguns setores do futebol nacional.

Recentemente, a Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol fez queixa do técnico na sequência de declarações do treinador a respeito de um caso de arbitragem ocorrido, no Estádio do Dragão, no embate entre FC Porto e Paços de Ferreira. "Se tenho de falar disso tenho de dizer o que sinto", confessou Conceição, em conferência de imprensa, realçando que se instalou uma narrativa contra Taremi, que este quis defender, falando de um jogador que é "honesto".

Para José Sousa, "Sérgio Conceição não tem papas na língua". "É controverso quando se atravessa em palavras. Não quer saber se as pessoas gostam ou não gostam daquilo que diz ou se pode vender jornais ou dar nas notícias da televisão. O Sérgio Conceição não quer saber disso para nada", enquadrou o antigo futebolista.

"Está no direito dele de o fazer. É o treinador. É um livro aberto", acrescentou José Sousa, salientando, em declarações na Sport TV, que a respeito de Taremi, o técnico está a proteger o seu atleta que, sobretudo nesta temporada, tem sido uma das figuras do onze titular dos dragões.

"O Taremi é o melhor avançado do FC Porto. Mas de longe. Atualmente, é ele e mais dez e com mérito", observa José Sousa, defendendo que o iraniano está com um "melhor" rendimento do que teve na época passada.

Ainda em declarações no canal desportivo, José Sousa já tinha dito também, a respeito de Taremi e dos lances polémicos na área que deixam o avançado no centro das discussões, que o iraniano "procura, às vezes, aproveitar-se dessas situações".

"Isto acontece, é a minha opinião, tenho direito a ela, agora é um grande jogador. Nem vale a pena, são coisas distintas", observou José Sousa, realçando que atualmente a vida dos chamados "piscineiros" está "cada vez mais difícil". 

E José Sousa aponta, nesse sentido, para a introdução da tecnologia do videoárbitro para referir que esta veio permitir aos árbitros tomar decisões dentro das regras e evitar erros de interpretação.

O antigo futebolista lembrou ainda que quando Francisco Conceição começou a ser lançado na equipa principal dos dragões "começou a ser apertado de todos os lados porque simulava e depois caía".