Prolongamento
"Conceição fez grande homenagem à Taça da Liga. Anda aqui uma geringonça"
2021-10-28 16:05:00
Antigo treinador dos dragões não alinha nas críticas ao técnico do FC Porto e defende opção de Sérgio em 'rodar' equipa

O treinador do FC Porto tem sido criticado pela rotatividade que procedeu na visita aos Açores, acabando afastado da edição desta temporada da Taça da Liga, logo no primeiro encontro. Apesar de ainda continuar em prova, os azuis e brancos não têm possibilidades matemáticas de avançarem para a final four.

Sérgio Conceição tinha assegurado que era seu desejo conquistar a prova e colocá-la no museu azul e branco, até porque não repousa lá nenhum troféu respeitante a esta competição. Porém, foi a jogo com muitos atletas que têm somado poucos minutos, na grande maioria, nesta época. E com a derrota, as críticas não tardaram.

Mas Octávio Machado, antigo treinador do FC Porto, não alinha nessa lógica e destaca mesmo que o atual timoneiro da equipa técnica do emblema da Invicta até prestou uma "homenagem" à competição.

"O Sérgio Conceição fez uma grande homenagem à Taça da Liga", afirmou Octávio Machado, reiterando que o treinador não deveria agora ser criticado pelas opções tomadas.

"O Sérgio Conceição valorizou a Taça da Liga. O FC Porto ainda não teve a felicidade de ter no seu historial a Taça da Liga. Ao assumir claramente que o desejava fazer até para oferecer ao seu presidente, o que eu aceito, é uma ambição, uma esperança, e é valorizar a competição", acrescentou Octávio Machado.

O ex-treinador dos portistas realça ainda que "Sérgio Conceição, como qualquer treinador, acreditava que a equipa ganhava o jogo". "Ponto. Isso não veio a acontecer", refere Octávio Machado, em declarações na CMTV, num painel que contava com Paulo Futre, ex-atleta dos dragões, que não compreende como é que Sérgio Conceição foi a jogo com as ditas 'segundas linhas'. "Se quer ganhar porque não joga com a equipa titular?", questiona Paulo Futre.

Octávio Machado, por seu turno, diz que "quando se faz rotatividade é porque se faz, quando não se faz é porque não se faz". "Dão oportunidades aos jogadores, ele não a agarram. Anda aqui uma geringonça".

"Aquilo que isto demonstra é que, se calhar, os plantéis não são tão uniformes como se pensaria, atenção. Não é só aqui. Na Roma também é", observou Octávio Machado, deixando uma alfinetada a José Mourinho que, recentemente, saiu goleado nas provas europeias.

Em relação ao FC Porto, Octávio Machado prosseguiu no tom de elogios ao técnico dos portistas. "O Sérgio Conceição, e muito bem, assumiu [que queria vencer a prova] e assumiu a derrota. Ele queria [vencer a prova] e valorizou a Taça da Liga", insistiu Octávio Machado.

O antigo treinador do FC Porto fez questão ainda de referir, socorrendo-se da sua experiência, que "as grandes equipas têm jogos e períodos em que as coisas se tornam mais complicadas".