Águias e leões não reagiram à morte de Pinto da Costa. O portista e ex-deputado Diogo Feio nota que é “estranho haver comunicados do Real Madrid e não haver de Benfica e Sporting”.
Bruno Lage e Rui Borges enviaram mensagens de condolências em conferência de imprensa, assim que foram confrontados com a morte de Pinto da Costa. O portista morreu no dia 15 de fevereiro, dia em que os dois grandes de Lisboa jogaram para o campeonato.
Contudo, não houve nenhuma outra reação por parte do Benfica nem do Sporting a nível institucional.
O antigo deputado e conhecido portista Diogo Feio lembrou que clubes como o Real Madrid fizeram-se notar nas cerimónias fúnebres e no funeral de Pinto da Costa.
Desse modo, o portista reconhece que é curioso que existam comunicados do Real Madrid mas “não de Benfica e Sporting”.
“É um bocadinho estranho haver declarações e comunicados do Real Madrid e não haver do Benfica e do Sporting”, confessou Diogo Feio, em declarações na SIC Notícias.
Ao contrário de Real Madrid ou de FC Barcelona, Benfica e Sporting não fizeram qualquer declaração.
Comunicados do Real mas não de Benfica e Sporting
Curiosamente, o ex-colega de bancada parlamentar Nuno Magalhães já explicou que o silêncio do Benfica é “respeito” pelo FC Porto na hora da morte de Pinto da Costa.
O antigo líder do FC Porto morreu menos de um ano depois de perder as eleições para André Villas-Boas.

De resto, o atual presidente do FC Porto não marcou presença no funeral de Pinto da Costa. O ex-presidente dos dragões deixou expresso em vida o pedido.
Pinto da Costa não queria Villas-Boas no seu funeral. Aliás, o atual líder dos azuis e brancos não constava de uma lista onde estavam os convidados ilustres que Pinto da Costa queria a seu lado na hora do adeus.
Apesar de não ir ao funeral, André Villas-Boas promoveu várias homenagens a Pinto da Costa enquanto figura lendária da história do FC Porto.
Já depois do funeral, o FC Porto emitiu uma nota a criticar os rivais de Lisboa que ficaram em silêncio na morte de Pinto da Costa.
De resto, nenhum dos presidentes dos três grandes esteve no funeral de Pinto da Costa. Nesse sentido, o comunicado do FC Porto vincava uma frase do “Cântico Negro”, de José Régio que Pinto da Costa gostava de citar: “Sei que não vou por aí”.
Villas-Boas promete manter na memória a atitude dos clubes rivais do FC Porto na hora da morte de Pinto da Costa.