A propósito das recentes declarações e intervenções de Luís Filipe Vieira, alguns adeptos do Benfica pedem a expulsão do antigo presidente da condição de associado do emblema da Luz. Há poucos anos, Bruno de Carvalho, antigo presidente do Sporting, viu os associados leoninos tomarem uma decisão semelhante mas Rita Garcia Pereira, antiga dirigente verde e branca, diz que não encontra semelhanças nas duas situações.
"Eu diria que mais do que uma questão estatutária é uma questão quase estratégica. Também aqui é um problema não só da forma como também da substância. Sobre o que se diz e não se diz é quase uma traição. Luís Filipe Vieira revelou coisas que deveriam ter ficado no clube. Foram ditas coisas que naquela posição que ele ocupou não deveriam ter sido ditas por uma questão de lealdade, na minha opinião", comentou Rita Garcia Pereira.
Por outro lado, a advogada e antiga dirigente dos leões entende que "foram enlameadas várias pessoas" nas intervenções de Luís Filipe Vieira.
Mas Rita Garcia Pereira tem reservas quanto à possibilidade de isso ser suficiente para expulsar Luís Filipe Vieira, antigo presidente do Benfica que comandou o clube encarnado por quase 20 anos.
"Se se justifica a expulsão? Eu acho que devem haver outras coisas bem mais graves que ele tenha feito. Não vou dizer que é liberdade de expressão porque vai um bocadinho além ao revelar que deveriam ter ficado entre as portas. Claro que eu, como sportinguista, gosto imenso de saber de coisas tristes do Benfica. Mas acho que os benfiquistas não devem gostar que elas sejam tornadas públicas", disse, prosseguindo a sua ideia.
"Se se justifica a expulsão? Tenho dúvidas", confirmou Rita Garcia Pereira, negando ainda que se possam fazer comparações entre um outro antigo presidente do Benfica, João Vale e Azevedo e o ex-presidente do Sporting Bruno de Carvalho.
"Queria só desfazer a comparação entre João Vale e Azevedo e Bruno de Carvalho. Estamos a comparar o incomparável. A comparação não é passível de ser feita", disse Rita Garcia Pereira, acrescentando que é preciso aguardar pelo desfecho dos processos que correm na Justiça para se tomarem medidas, se for o caso.
"Só no final dos processos judiciais todos, porque há alguns que apesar de se discutirem em relações com o Novo Banco, têm reflexo no Benfica, é que nós vamos saber se Vale e Azevedo e Luís Filipe Vieira, esses sim, são comparáveis", salientou Rita Garcia Pereira, na CMTV.
Além disso, a antiga dirigente do Sporting lembrou que Vieira disse que foi sempre eleito ao longo dos anos. No entanto, a antiga dirigente do Sporting e advogada lembra a Vieira que Rui Costa "foi eleito" também pelos associados do clube da Luz. "A esta altura, Rui Costa também foi eleito."