Prolongamento
"Com base no Sporting, porque não oferecer 90% de desconto em todas as dívidas?"
2022-08-25 11:55:00
"Os VMOC é que são os grandes candidatos ao Nobel das Finanças", refere ex-presidente da Académica

O Sporting deu mais um avanço no sentido de completar a reestruturação financeira e os dados revelados deixam indignado o antigo presidente da Académica. José Eduardo Simões aborda o "desfecho dos famosos VMOC do Sporting e a simpática prenda de muitos milhões", referindo o ex-dirigente academista que o conjunto verde e branco "vai pagar apenas 17 por cento do que recebeu da banca". E isso leva-o a tirar algumas conclusões que faz questão de partilhar.

"Neste grande negócio a banca perde quase 90 por cento do que entregou ao Sporting, o grande beneficiário da operação", assinala José Eduardo Simões, em mensagem deixada num artigo de opinião que assina nas páginas do jornal O Jogo, onde aproveita para criticar os gestores bancários. José Eduardo Simões chega mesmo a pedir uma investigação a todo o processo. "Qual o papel dos 'gestores' bancários?"

"Com base no exemplo do Sporting, porque não oferecer 90 por cento de desconto a todas as dívidas bancárias?", questiona José Eduardo Simões, realçando que "não pode haver filhos e enteados" para a banca.

"Os VMOC é que são os grandes candidatos ao Nobel das Finanças", sustentou José Eduardo Simões, indicando que tem uma nova nomenclatura para a expressão VMOC. 

"Valem Mesmo Outro Campeonato", atirou o antigo presidente da Académica de Coimbra José Eduardo Simões, no comentário ao negócio da reestruturação da dívida do Sporting à banca.

Recentemente, recorde-se, na sequência da conversão de obrigações adquiridas junto do BCP em capital da SAD, por via de dois aumentos de capital no valor global de 83,6 milhões de euros, o Sporting confirmou que passava a deter a maioria das ações da sociedade que gere o futebol verde e branco.

Já no mês de março, lembre-se, o Sporting tinha chegado a acordo com o BCP para a aquisição dos valores mobiliários obrigatoriamente convertíveis (VMOC) no valor de 83,7 milhões de euros por 14 milhões.

Para que o processo de reestruturação financeira do Sporting fique concluído, a SAD verde e branca precisa ainda de chegar a entendimentos com o Novo Banco. A reestruturação financeira do Sporting, recorde-se, teve o seu começo no ano de 2014.

Nos últimos anos, o Sporting tem enfrentado uma crise financeira, obrigando mesmo os administradores do leão a um conjunto de práticas no sentido de tentar equilibrar a balança de gastos e despesas.

Ainda assim, o Sporting não tem deixado o capítulo desportivo de lado. Rúben Amorim foi contratado ao SC Braga por um valor histórico no que toca a transferências de treinadores a nível interno, numa operação que, na altura, motivou muitas críticas até mesmo de sportinguistas para com a administração leonina.