Prolongamento
CMTV sugere que SIC acabou com programas de adeptos por culpa das audiências
2020-07-30 09:45:00
“Também a CMTV descontinuaria programas que continuadamente perdessem o seu horário”

A CMTV, do grupo Cofina, vai manter o formato de programas de debate com a presença de adeptos, por considerar que essa opção é “mais saudável”, em comparação com a presença de jornalistas a debater temas.

Fonte oficial daquela estação defendeu, em declarações à Lusa, que "é mais saudável esta opção do que colocar jornalistas a debater temas em que, porventura, o espectador não tenha todo o conhecimento de que necessita para poder interpretar o que fica por de trás dos comentários”.

Numa reação à decisão anunciada pela SIC Notícias (a primeira estação a terminar com estes programas), fonte oficial do canal do grupo Cofina sugeriu que na base da medida estão as audiências.

"Também a CMTV descontinuaria programas que continuadamente perdessem o seu horário. Os programas agora descontinuados registavam performances abaixo de 50 por cento da conseguida pela CMTV com os seus formatos concorrentes”, realça fonte daquela estação.

No entanto, um estudo sobre audiências desmente esta frase: os programas de debate desportivo da SIC Notícias foram os mais vistos, no mês de junho.

O canal "preza o debate, a democracia e o contraditório, seja no desporto, seja na política ou nas outras áreas da sociedade”, prossegue a fonte da CMTV.

“Os nossos programas de debate permitem a troca de ideias e de perspetivas diferenciadas e promovem esses debates com sucesso, tendo em conta a liderança clara de audiências, com frontalidade e não enganando o espectador”, aponta ainda.

"Os nossos espectadores sabem que os nossos comentadores se identificam com determinado clube, sabem que o seu olhar é o de adepto desse clube, numa dialética onde a síntese cabe ao espetador”, conclui.

Depois da SIC Notícias, também a TVI deverá avançar no mesmo sentido. A RTP diz que "felizmente" não tem programas desportivos "ruidosos" e a TVI remete para o fim da época desportiva a decisão oficial sobre o tema.

Fonte oficial da Sport TV disse que o canal tem dois programas - “Titulares” e “Aposta Tripla” - com adeptos dos três grandes, mas não representantes dos clubes.