Prolongamento
"Clubes não conseguem pegar numa pistola e apontar ao jogador para renovar"
2021-11-16 16:40:00
"Se há posição onde o FC Porto tem de garantir muita qualidade é a defesa", diz Sousa

Na iminência de Chancel Mbemba, central que está em final de contrato e ainda não renovou, ter a possibilidade de assinar um vínculo a partir de janeiro com qualquer clube, no Estádio do Dragão fazem-se contas ao que irá ser a defesa dos portistas no futuro, uma vez que Pepe, o patrão do eixo defensivo, caminha para o final de carreira, embora ainda seja um dos indiscutíveis.

Nos últimos anos, vários têm sido os jogadores que deixaram o FC Porto em final de contrato sem que a SAD portista tenha conseguido a renovação com os atletas, situação que, de resto, tem motivado várias críticas à gestão da sociedade que gere o futebol profissional do FC Porto. Mas José Sousa, antigo jogador de futebol, considera que "bem ou mal" é a política de gestão assumida pelo FC Porto e lembra que os responsáveis dos clubes não podem obrigar os jogadores a assinar contratos.

"Os clubes não podem pegar numa arma e apontar à cabeça do jogador para renovar", afirmou José Sousa, lembrando que quando um clube tenta renovar contrato as conversações começam a "dois anos" do final do vínculo em vigor.

Apesar de reconhecer que "não faz sentido que mais um jogador saia" do FC Porto, José Sousa destaca que no caso de Mbemba este pode estar a pedir algo dentro de valores que a SAD portista poderá não conseguir acompanhar.

"Pode achar [a SAD] que vai ao mercado buscar um jogador com melhor qualidade", indica José Sousa, realçando que, "se isso acontecer, bem ou mal é a política do FC Porto".

O antigo futebolista sustenta ainda que Mbemba está numa idade em que estará à procura de "fazer um contrato de excelência". "Não sei se o FC Porto está com disponibilidade para fazer um contrato de excelência com o jogador".

"Essa é que é a grande dúvida", atira o antigo jogador José Sousa, em declarações na Sport TV, lembrando que "se há posição onde o FC Porto tem de garantir muita qualidade é a defesa".

Sousa entende que quer Pinto da Costa quer Sérgio Conceição têm em mãos "um problema grande" pois é preciso projetar o eixo defensivo do FC Porto para os próximos anos.

Todavia, José Sousa não descarta a possibilidade de a SAD do FC Porto conseguir a renovação de contrato com Mbemba. Para tal, o ex-futebolista lembra a renovação de Otávio na temporada passada, numa altura em que alguma imprensa adiantava que o centrocampista teria acordo com outra equipa. "Ele não foi a lado nenhum", concluiu Sousa.