Edinson Cavani trocou o futebol pela dança, mas apenas durante um dia, para incentivar as crianças uruguaias a praticar ballet.
Num vídeo publicado no Sodre - Servicio Oficial de Difusión, Representaciones y Espectáculos, um instituto do Ministério da Educação e Cultura do Uruguai, Cavani subiu a outro palco para fazer um paralelo entre a dança e o futebol.
““O futebol e a dança têm mais semelhanças do que as pessoas podem imaginar. Os dois começam por ser uma forma de entretenimento, um jogo, mas podem transformar-se numa forma de trabalho ou numa carreira”, realça .
Nas duas artes, realça Cavani, “é preciso ser cem por cento profissional, é preciso treinar, ter cuidado com a alimentação, ouvir os mais experientes”.
“Quando começa a performance, a dança e o futebol exigem concentração máxima, porque, afinal de contas, os detalhes fazem a diferença”, continua o internacional uruguaio.
Mas esta participação de Cavani neste vídeo tem um propósito que está muito além da comparação entre a dança e o futebol. Foi uma forma do futebolista apoiar aquela instituição e promover uma forma de arte, ao mesmo tempo que incentiva as crianças a alimentar os sonhos e os adultos a ajudá-las na concretização.
“No mundo, o reconhecimento ao ballet uruguaio é cada vez maior. E isso abre portas aos nossos bailarinos. Na dança e no futebol, podemos concretizar sonhos. E o mais belo que uma criança pode ter é alcançar um sonho. Nós, como adultos, temos que apoiá-los”, conclui.
Cavali gravou este vídeo há alguns meses, em Montevideu, antes de viajar para a Europa para definir o seu futuro.
O resto da história é mais do que conhecido: o internacional uruguaio continua sem clube e tem diversas propostas.
Veja o vídeo: