“São episódios a mais”, lamenta antigo dirigente do Sporting Samuel Almeida
O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol aplicou uma suspensão de 10 dias a Sérgio Conceição e uma multa de 7650 euros, enquanto a Paulo Sérgio, treinador do Portimonense, foi aplicada uma suspensão de três dias e uma multa de 765 euros, ainda a respeito dos acontecimentos verificados no duelo de Portimão, a contar para o campeonato, no qual ambos os técnicos quase chegaram a vias de facto, tendo sido agarrados por elementos das duas equipas para que a troca de palavras não fosse ao ponto do confronto físico.
Samuel Almeida, antigo dirigente do Sporting, comentou o castigado aplicado ao treinador do FC Porto e alguns acontecimentos protagonizados por elementos do FC Porto nos últimos tempos, em futebol mas também em outras modalidades, lembrando a confusão recente em basquetebol, no pavilhão do Sporting, no final da partida entre leões e dragões, que os lisboetas venceram, conquistando o título em basquetebol.
“Sérgio Conceição foi agora punido com 10 dias pelas tristes cenas de Portimão, castigo cumprido no Algarve ou noutra praia do país”, criticou Samuel Almeida, virando-se para os episódios que, em seu entender, têm acontecido de forma reiterada nas comitivas do FC Porto.
“Não se pode confundir a região Norte e suas gentes, ou a instituição Futebol Clube do Porto – um baluarte do desporto nacional – com uma classe dirigente que fomenta há décadas uma cultura de falta de desportivismo, mau perder, um regionalismo bacoco e a coação de adversários, árbitros e dirigentes”, escreveu o ex-dirigente verde e branco.
Em artigo de opinião que assina no jornal O Jogo, o antigo membro do Conselho Fiscal e Disciplinar leonino faz alusão ao descontentamento azul e branco no jogo de basquetebol e lamenta os acontecimentos.
“O que se passou no pavilhão João Rocha foi degradante, com pontapés a tudo o que mexia, seguido de declarações inaceitáveis dos responsáveis portistas.”
Para Samuel Almeida, “são episódios a mais” que elementos do FC Porto têm protagonizado. “Foi Moreira de Cónegos. Foi Portimão. Foi há dois anos na final da Taça da Liga em Braga, com o adjunto de Sérgio Conceição”, lembrou, prosseguindo com mais situações de confusão azul e branca, na sua ótica, como as “tristes declarações no Dragão de Sérgio Oliveira”, quando este referiu que para o Sporting empatar contra o FC Porto é como “ganhar a Champions”.
Samuel Almeida aproveita o artigo para deixar, por outro lado, uma palavra de agradecimento à estrutura verde e branca pelas sucessivas conquistas que têm oferecido nesta temporada aos adeptos.
Além do futebol, o Sporting tem vindo a colecionar títulos europeus em hóquei em patins e futsal, juntando agora o campeonato de basquetebol, que escapava de Alvalade há quase quatro décadas.
Samuel Almeida fala de um ano “inolvidável” que tem sido pautado por um “profundo respeito pelos adversários e imenso desportivismo e humildade”, coisa que afigura uma “lição para muita gente”.