Prolongamento
Buscas a Luís Filipe Vieira por suspeita de burla e branqueamento
2021-07-07 12:45:00
TVI adianta que também José António dos Santos, conhecido por 'rei dos frangos', é alvo na operação

Luís Filipe Vieira e José António dos Santos, conhecido por 'rei dos frangos', estão a ser alvo de buscas por parte das autoridades, estando em causa, adianta a TVI, suspeitas de crimes relacionados com um alegado esquema de conluio entre ambos. A operação é liderada no terreno pelo procurador Rosário Teixeira, do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP).

Segundo adianta o canal de Queluz de Baixo, a Oferta Pública de Aquisição (OPA) lançada na Luz, mas que acabou por ser chumbada pela Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), está entre as situações sob investigação das autoridades que estão atentas às ligações de Vieira a José António dos Santos.

Fonte ligada ao processo disse, por sua vez, à agência Lusa, que em causa está uma investigação relacionada com Luís Filipe Vieira a título individual e não como presidente do clube.

O presidente encarnado, que nas últimas semanas se tem encontrado várias vezes com José António dos Santos, é suspeito de ter montado um esquema que serviria os seus objetivos e do milionário através da compra das ações da sociedade que gere o futebol encarnado, segundo refere a TVI. José António dos Santos, recorde-se, é o maior acionista privado da SAD encarnada.

Quando chumbou a OPA, a CMVM explicou que "no âmbito do procedimento de registo foi possível concluir, ao longo do apuramento e análise de elementos relevantes conduzidos nos últimos meses, que os fundos que o oferente pretendia utilizar para liquidação da contrapartida tinham, de forma não permitida pelo Código das Sociedades Comerciais, origem na própria Sport Lisboa e Benfica – Futebol SAD, sociedade visada por esta Oferta Pública de Aquisição".

Na ocasião, o Benfica revelou "total discordância" em relação ao chumbo da OPA sobre 28,067 por cento do capital da SAD e defendeu a legalidade da operação indeferida pela CMVM.

"O Benfica manifesta a sua total discordância com a decisão tomada pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e reitera a plena conformidade dos atos praticados com a lei, tal como confirmado pelos seus assessores jurídicos e por parecer jurídico emitido por um dos mais reputados professores de direito e demonstrado oportuna e detalhadamente à CMVM", referiu o clube em comunicado, na altura.

Em relação às buscas que a TVI dá agora conta, é ainda explicado pelo canal de Queluz de Baixo que Luís Filipe Vieira é também suspeito do crime de abuso de confiança.

Em causa, explica a TVI, estão alegados proveitos "milionários que obteve na venda de 25 por cento do capital do Benfica SAD a um empresário estrangeiro."