Prolongamento
"Benfica ficou com as faixas mas faixas há muitas. Resultados de 7-1 é que não"
2021-12-15 12:00:00
Manuel Fernandes destaca importância do célebre 7-1 mesmo que Benfica tenha sido campeão

Os sportinguistas que o viveram não esquecem e os mais novos vão ouvindo falar do célebre 7-1 aplicado pelos leões ao Benfica. Passaram 35 anos e Manuel Fernandes, a grande figura desse encontro ao apontar um póquer, realça que, embora no final da época o Benfica tenha sido campeão, ninguém poderá apagar a importância do resultado que o conjunto de Alvalade alcançou naquele mês de dezembro de 1986.

"Ainda hoje recebo mensagens com desenhos, filmagens. As pessoas podem dizer, principalmente os benfiquistas, que o Benfica ficou com as faixas mas ninguém fala das faixas. Os clubes ganham faixas todos os anos, uns ganham mais, outros ganham menos. Têm muitas faixas. Agora um resultado destes é que não acontece", salientou Manuel Fernandes.

O antigo avançado verde e branco, que nesse encontro apontou quatro dos sete golos da vitória leonina, destaca que, anos mais tarde, o Benfica até venceria em Alvalade por 6-3, numa tarde/noite onde brilhou João Vieira Pinto, ou recentemente com os 5-0 do triunfo das águias na final da Supertaça Cândido de Oliveira, com Bruno Lage ao leme das águias.

Mas Manuel Fernandes sustenta que os 7-1 serão sempre os 7-1 quer no resultado, quer na memória dos adeptos leoninos. "Trinta e cinco anos depois não houve um resultado destes", valorizou o homem que apontou quatro golos nessa partida emblemática para as cores de Alvalade.

No final da edição desse campeonato, o Benfica seria campeão nacional e o Sporting ficou em quatro lugar. As águias derrubaram toda a concorrência e até venceram a Taça de Portugal.

No jogo decisivo na Prova Rainha, as águias bateram o Sporting por 2-1, conseguindo alcançar a chamada 'dobradinha', valendo um bis de Diamantino Miranda.

Porém, Manuel Fernandes salienta que nos livros históricos e na memória dos adeptos o que sai primeiramente na recordação é o resultado do clássico 7-1.

Manuel Fernandes relata ainda que anualmente, por esta altura, os seus amigos, em particular, e os adeptos do Sporting, em geral, não falham na lembrança de tão emblemática data para o coração verde e branco.

O antigo avançado verde e branco aproveitou uma presença no canal oficial dos leões, a Sporting TV, para recordar esse feito juntamente com Litos, antigo jogador leonino que, nos 7-1, teve também um papel decisivo em assistências para golos do conjunto verde e branco que era orientado, nessa altura, pelo técnico Manuel José enquanto que o Benfica era treinado por John Mortimore.