Prolongamento
"Bendito Rui Pinto. Grande Rui Pinto. Vai tudo a eito. Um abraço sentido"
2021-12-16 12:30:00
"Ele andava aqui a trabalhar porque gosta do Benfica?", questiona Fernando Mendes sobre Boaventura

As autoridades portuguesas têm estado particularmente ativas, nos últimos tempos, no futebol nacional, com a realização de diversas buscas em vários pontos do país, escritórios, residências e até instalações de sociedades desportivas. Na última ação publicamente conhecida, as autoridades realizaram ações de busca nos estádios da Luz e de Alvalade, sendo que o empresário de futebol César Boaventura acabou detido.

O Sporting fez saber que quer o clube quer a sua SAD "não são alvo da investigação, direta ou indiretamente" e "não têm qualquer relação com o investigado, nem são visados na matéria das buscas". Já o Benfica, também em comunicado, esclareceu de igual modo que "não é arguido ou sequer visado" nas diligências feitas por parte da Polícia Judiciária.

Desde que Rui Pinto começou a divulgar informação secreta do mundo do futebol através do portal Football Leaks que várias têm sido as diligências tornadas públicas por parte das autoridades nacionais e até internacionais.

Para Fernando Mendes, antigo jogador de futebol, em reação a este caso, é necessário valorizar o trabalho que o 'pirata' informático vem fazendo no desporto.

"Bendito Rui Pinto. Grande Rui Pinto. Grande Rui Pinto. Vai tudo a eito. Agora vamos ver o que isto vai dar. Vamos ver o que isto vai dar. Grande Rui Pinto. Um abraço sentido para o Rui Pinto", comentou Fernando Mendes.

Em relação ao caso de César Boaventura, o antigo jogador de futebol diz que é necessário perceber os contornos dos alegados negócios que o agente realizava.

"Ele andava aqui a trabalhar porque gosta do Benfica? Por ser benfiquista a 100 por cento? Se ele trabalhava tem todo o direito de receber as suas comissões. Se é o trabalho dele. Se ele é empresário, tem de receber as suas comissões. Agora lamento que isto não é o primeiro caso. Tem estado envolvido numa série de assuntos gravíssimos do futebol português".

Em comentário na CMTV, Fernando Mendes, adepto dos leões, mostrou-se ainda tranquilo em relação ao papel do Sporting nas investigações do chamado caso 'Malapata', assim denominado pelas autoridades.

"No Sporting isto não é prática corrente, ainda para mais agora. Não é. Não é. As coisas não são assim", disse Fernando Mendes, acrescentando em jeito de certeza: "Isto não acontece ali [no Sporting]".

Presente no mesmo painel, Octávio Machado diz que só há pouco tempo começou a ouvir falar em César Boaventura mas não deixou de enviar uma 'alfinetada' para dentro da Luz.

"Há muita gente no Benfica que o tolerava lá. Dizem que 'gravitava' lá. Nunca ouvi falar nesta personagem a não ser no último ano", destacou Octávio Machado, realçando, todavia, que "os empresários têm direito de cobrar as suas comissões."

A Polícia Judiciária confirmou que realizou buscas e que estão em causa alegadas práticas de "crimes de fraude fiscal, burla qualificada, falsificação informática e branqueamento".