O novo modelo de governação da SAD do Benfica tem dado que falar, nos últimos dias. Domingos Soares de Oliveira viu reforçadas as suas funções na estrutura da Comissão Executiva da SAD do clube encarnado, que será composta por dois CEO: Rui Costa e Domingos Soares de Oliveira.
Alguns benfiquistas têm concordado com a opção, outros relatam as suas desconfianças com esta recomposição dos órgãos governativos do emblema da Luz. E embora Rui Costa continue com a presidência da SAD, tendo mesmo voto de qualidade na Comissão na Executiva, é com desagrado que a oposição de Rui Costa, por exemplo, se manifestou com o reforço de poderes concedido a Domingos Soares de Oliveira.
Para Fernando Mendes, antigo jogador de futebol, é preciso olhar para a competência das pessoas nos cargos mais do que eventuais sentimentos ou filiações clubísticas passadas.
Aos que dizem que Domingos Soares de Oliveira é sportinguista, Fernando Mendes dá o exemplo da contratação de Rúben Amorim, antigo jogador das águias e confesso adepto do clube da Luz.
"O Benfica tem tido resultados fantásticos a nível de lucros. Não me importava. O Sporting tem um treinador que é benfiquista. Bendita a hora que veio um benfiquista para ali [Sporting] e fez campeão nacional [o clube], cresceu e tem feito o que está a fazer no Sporting", comentou Fernando Mendes.
Por outro lado, o antigo jogador de futebol não compreende as queixas de alguns benfiquistas. "Se tem tido bons resultados [Domingos Soares de Oliveira] estão a queixar-se de quê?", interroga Fernando Mendes, em declarações na CMTV.
O ex-futebolista, que chegou a representar Sporting, Benfica e FC Porto, entre outros emblemas, considera que Domingos Soares de Oliveira "está a fazer um bom trabalho" nas finanças do emblema encarnado.
Além disso, Fernando Mendes diz que em todos os clubes "para a oposição está sempre tudo mal". "É assim em todo o lado. Tudo mal. Podem ser campeões que está mal", concluiu Fernando Mendes.
Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o Benfica fez saber que a sua Comissão Executiva será composta pelo presidente Rui Costa, o administrador Domingos Soares de Oliveira, tendo sido ainda designados Luís Mendes e Lourenço Pereira Coelho.
Já no Conselho de Administração da SAD, além dos nomes indicados, constam ainda como não executivos Manuel de Brito, Gabriela Pestana, Rosário Pinto Correia, Rita de Sampaio Nunes e Pires de Andrade. De referir que Pires de Andrade representa José António dos Santos, o maior acionista individual da SAD do Benfica.