O Sporting derrotou o Benfica por 3-1 e deixou o emblema orientado por Jorge Jesus ainda mais atrasado na corrida para o título, numa ronda na qual o FC Porto foi vencer a Portimão e continua na frente com os leões de Rúben Amorim. No final do dérbi, na leitura que fez dos acontecimentos, Jorge Jesus, muito contestado pelos benfiquistas que mostraram lenços brancos em jeito de pedido de demissão, falou numa questão de eficácia que determinou o desfecho do dérbi. As palavras do treinador encarnado têm motivado críticas.
Paulo Futre, antigo jogador internacional português, diz que se deve "respeitar" a opinião do treinador do Benfica mas diz que viu coisa distante no relvado do Estádio da Luz. "É a opinião do Jorge Jesus. Eu acho que, na primeira parte, o Sporting foi muito superior ao Benfica", começou por realçar Paulo Futre, destacando que, no segundo tempo, viu o Benfica a entrar "bem" e a ter a possibilidade de empatar.
"Mas depois o Sporting é eficaz, mete o segundo, o terceiro golo e ganha justamente. Mas na primeira parte...", salientou o antigo futebolista internacional português, impressionando com o comportamento em campo dos jogadores leoninos em casa do rival no primeiro tempo.
"Se calhar amanhã já vê melhor. Depois do jogo... Às vezes, o Jorge Jesus ou não vê bem, mas é a opinião dele e temos de respeitar", sustentou Paulo Futre, em declarações na CMTV.
Para Jorge Jesus, "o que fez a diferença foram os golos". "Na primeira parte os avançados do Benfica nunca conseguiram chegar em posição para agredir a última linha do Sporting. O Sporting teve mérito, defendeu bem, e marcou um golo na única oportunidade que teve."
Após a partida, em conversa com os jornalistas, Jorge Jesus disse ainda que, na segunda parte, "o Sporting acabou por marcar dois golos e o Benfica um". "Houve cinco oportunidades para cada lado. O Sporting foi mais eficaz", defendeu o treinador encarnado.
Em relação aos lenços brancos, Jorge Jesus disse que ainda não é chegado o tempo de tirar conclusões e fazer balanços sobre o que tem feito no comando técnico das águias.
"Como é natural, os adeptos não estão habituados a perder. Esta reação [lenços brancos] não é normal, mas não é um jogo que vai resumir um início de época depois de ter feito 18 ou 19 jogos", disse.
E completou: "Os jogadores acreditam. Não é um jogo que vai colocar em causa o que está a ser feito. O Benfica este ano ainda não ganhou nada. Nenhuma equipa ganhou. Fui habituado a ganhar mais vezes que perder. Temos de saber ultrapassar esta situação".