Prolongamento
"Andaram a desvalorizar a Intercontinental do FC Porto e agora valoriza-se esta"
2022-08-22 11:50:00
"No Benfica há anos que se anda a falar da formação", diz Octávio Machado

O Benfica é campeão mundial de juniores. Depois da conquista da UEFA Youth League, agora na 1.ª edição da Taça Intercontinental de Sub-20 frente ao Peñarol, no Uruguai, as águias venceram a equipa da casa por 1-0, num jogo realizado no mítico Estádio Centenário em Montevideu perante mais de 40 mil nas bancadas.

Octávio Machado, antigo treinador e dirigente de Sporting e FC Porto, estava no emblema portista quando em 1987 os azuis e brancos venceram a sua primeira Taça Intercontinental de séniores. E nota que se está agora a valorizar o feito do jovens benfiquistas, atirando para o ar a ideia de que há 35 anos não viu tamanha euforia. 

"Andaram a desvalorizar tanto o título Intercontinental do FC Porto e agora valoriza-se este, e bem. Valoriza-se e bem", comentou Octávio Machado, realçando que existem ciclos nas equipas de futebol no que toca à aposta em jogadores da formação.

"Se percorrermos no tempo aquilo que é a formação dos clubes portugueses, verificamos que há determinados ciclos em que esses jogadores da formação marcaram as histórias dos clubes", destacou Octávio Machado, lembrando que a história de se falar na formação no Benfica não é nova.

"No Benfica há anos que se anda a falar da formação", disse o treinador Octávio Machado, que falava em declarações no canal de televisão CMTV.

Ainda assim, Octávio Machado aproveitou para deixar uma crítica no ar em relação à política de contratações do Benfica para esta temporada 2022/23.

"Este ano como em outros anos era para haver uma aposta na formação e aquilo que se vê é a contratação constante de jogadores", salientou Octávio Machado.

Roger Schmdit tem apostado em alguns jogadores da formação dos encarnados, nomeadamente Morato, Florentino Luís e Gonçalo Ramos.

Com o plantel principal dos encarnados nesta temporada, ainda que não estejam a somar tantos minutos como os colegas 'made in' Seixal, têm estado também elementos como Henrique Araújo e António Silva.

Os jovens do Seixal têm estado em destaque nos últimos anos, não apenas pelo contributo que têm dado para os cofres da Luz mas também em relação aos títulos que têm conquistado.

De resto, nos últimos tempos, a formação de juniores do Benfica somou aos títulos nacionais outros internacionais, com natural destaque para a conquista da UEFA Youth League na Suíça, em abril, numa competição organizada pela UEFA a que se junta agora esta conquista intercontinental contra o Peñarol.