Prolongamento
"Amorim tem de preparar Sporting para jogar contra 14 na próxima época"
2022-04-28 13:15:00
"Sporting tem de se preparar para fazer valer tudo para não perder", refere ex-capitão leonino Carlos Xavier

O que deve fazer o Sporting para lutar pelo título na próxima época? Para Carlos Xavier, antigo capitão dos leões, a resposta a esta questão é clara e objetiva, embora tenha duas situações que este espera que sejam estabelecidas. Para o ex-líder do balneário leonino, o treinador do conjunto de Alvalade, Rúben Amorim, deve montar uma estratégia que permita ao Sporting vencer no terreno de jogo "contra 14".

"O treinador tem de começar a preparar um sistema de jogo que permita à equipa jogar 11 contra 14", atirou Carlos Xavier, lembrando o jogo no Estádio do Dragão em fevereiro para justificar o adeus ao título por parte do conjunto verde e branco. "Acredito que o Sporting perdeu a possibilidade de ser campeão depois do jogo no Estádio do Dragão. Estava destinado que não podia sair desse jogo com uma vitória".

Por outro lado, Carlos Xavier refere que Rúben Amorim tem de preparar uma equipa do Sporting pronta para "fazer valer tudo" para não sair derrotada.

"Mais do que valer tudo para ganhar, o Sporting tem de se preparar para fazer valer tudo para não perder. Tem de trabalhar muito bem nessa área", indica Carlos Xavier, em declarações no jornal O Jogo, onde também falou o ex-presidente leonino Sousa Cintra.

Para o ex-líder dos leões, "o mais importante é manter o que de bom já foi feito no clube, começando a trabalhar, e isso está a ser feito, já na próxima época".

"Os sportinguistas têm de se manter unidos em torno deste projeto. Adeptos, Direção, equipa técnica e jogadores", salientou Sousa Cintra, referindo estar satisfeito com o trabalho de Rúben Amorim e convicto de que as coisas podem continuar a melhorar.

"Acho que o Amorim tem condições de voltar a levar o Sporting ao sucesso pelas suas qualidades", declarou Sousa Cintra, antigo presidente do Sporting, clube que tem feito um conjunto de críticas às arbitragens nesta temporada.

De resto, antigos dirigentes do Sporting também têm feito várias críticas quer às arbitragens quer ao FC Porto, que luta pelo título nesta fase juntamente com os leões.

O Sporting deverá terminar a temporada em segundo lugar, tendo conquistado já a Supertaça Cândido de Oliveira e a final da Taça da Liga, em Leiria. A somar a esses dois troféus e ao apuramento direto para a fase de grupos da Liga dos Campeões 2022/23, os leões conseguiram nesta época uma caminhada de sucesso na Champions, tendo passado aos oitavos de final da prova da UEFA, depois de terem estado num grupo com Ajax, Borussia Dortmund e Besiktas.