"E se corre bem?", perguntou o treinador Rúben Amorim a quem o confrontou com o contexto complicado que tinha para enfrentar em Alvalade, quando começou o seu trabalho no emblema do leão. E o tempo, esse grande mestre, acabaria por revelar um treinador que conduziu o Sporting às vitórias e aos títulos em diferentes frentes. Por isso, Rúben Amorim é, por estes dias, a figura mais entusiasmante para os sportinguistas que confiam mais que nunca em alguém.
Para Carlos Freitas, antigo diretor geral do Sporting, o momento dos leões é positivo mas convém sempre em futebol prever e estar preparado para os momentos mais complicados. Mas se eles chegarem, Carlos Freitas acredita que Rúben Amorim será capaz de manter a postura e o comportamento, procurando soluções para ultrapassar toda e qualquer dificuldade que se coloque no caminho do leão.
"Alguém com a idade de Rúben Amorim, apesar de ser jovem enquanto treinador e na vida, já tem maturidade suficiente para se apresentar enquanto pessoa", começou por detalhar Carlos Freitas, não se detendo nos elogios ao timoneiro verde e branco.
"Estamos a falar de alguém que não fala por códigos nem futebolisticamente nem na vida. Portanto, já demonstrou aquilo que é", sublinhou Carlos Freitas, certo de que, se qualquer adversidade se colocar a Rúben Amorim, este irá manter o seu comportamento.
"No momento de maior adversidade encarará a situação com a naturalidade necessária para abordar e tirar daí qualquer tipo de conclusão", afiança Carlos Freitas.
Em declarações na SIC Notícias, o antigo diretor geral do Sporting revela ainda que Rúben Amorim foi capaz, ao longo dos últimos tempos, de oferecer algo novo ao desporto nacional.
"Penso que a clareza de raciocínio e de linguagem é realmente nova no futebol português", assumiu Carlos Freitas, certo de que também ao nível do futebol jogado dentro das quatro linhas este Sporting é "difícil" de desmontar.
"O Sporting é, como alguém dizia, uma equipa fácil de descodificar mas difícil de anular", citou Carlos Freitas, vendo em Rúben Amorim alguém que tem sabido ver uma solução quando outros vislumbram problemas.
"Dentro de cada problema ou vicissitude, Rúben Amorim transfere para os seus comandados uma janela de oportunidade e isso é bom para o Sporting, como se tem visto", concluiu o antigo responsável pelo futebol da equipa de Alvalade que conta também com passagens por outros emblemas nacionais como o SC Braga e o Vitória de Guimarães, além de uma vasta experiência internacional.