O Sporting está nos oitavos de final da Liga dos Campeões e Rúben Amorim, ao contrário do que é normal nestas ocasiões, não entrou pela lógica de dizer que agora no sorteio o Sporting quer enfrentar a equipa que vier. Pelo contrário, o técnico não negou que nesta fase já mais adiantada da prova milionária da UEFA há equipas com as quais não se quer cruzar. Assumiu-o com naturalidade e de forma frontal. E por assim o dizer merece elogios do ex-colega Maniche.
"Com o Rúben Amorim não há segredos. Ele diz o que pensa e o que sente. Era mais fácil ele dizer 'venha quem vier são todos bons, são todos de um grau elevado' e tudo mais. Mas não. Depois no balneário, diz 'este Bayern Munique não, este Liverpool que não nos calhe. É melhor o Lille'. Não foi hipócrita, disse o que tem dito", comentou Maniche.
"Venha o diabo e escolha. Há equipas que não gostava e que sei que a minha equipa vai sofrer muito. Vamos ver se temos alguma sorte no sorteio. Há equipas que encaixam melhor no nosso sistema. Foi um crescimento muito grande e o que temos de fazer é manter os pés bem assentes na terra. Ainda vamos sofrer muito. Isto pode mudar de um momento para o outro", disse Rúben Amorim quando questionado sobre que adversário espera ter pela frente nos oitavos de final da Liga dos Campeões da UEFA.
"A sua coerência fala por si. Há uns clubes mais fortes que outros. Falou muito bem", acrescentou Maniche, elogiando a forma como Rúben Amorim cumpre sempre a mesma linha de comunicação.
"Há treinadores que não aceitam que os assessores de imprensa digam que devem dizer assim, há esta situação. Nota-se que há uma
simbiose de ideias no que o que o Sporting transmite ao Rúben Amorim e aquilo que o Rúben Amorim quer transmitir para os adeptos em proteção dos jogadores", defendeu o antigo jogador de futebol, que chegou a jogar nos leões.
Por comparação, Maniche destacou que Jorge Jesus, por exemplo, tem outro tipo de abordagem ao nível da comunicação. "O Jorge Jesus não ouve e fala aquilo que quer para o bem e para o mal".
"O Rúben Amorim é aconselhado em muitos pontos. O Jorge Jesus pode ser aconselhado mas não ouve", salientou o antigo centrocampista internacional português, que representou os chamados 'três grandes'. "Rúben Amorim é mais ponderado", concluiu Maniche, em declarações no canal 11.
O Sporting já garantiu o apuramento para a próxima fase da Liga dos Campeões, alcançando pela segunda vez na história esse feito, isto quando ainda falta realizar uma jornada da Champions.
Na sexta e última ronda da fase de grupos, os campeões nacionais visitam Amesterdão e vão ter pela frente o Ajax, que, na primeira volta, goleou o clube verde e branco em Alvalade.