Ensombrado pela novela do interesse do Flamengo e pelo passado enquanto treinador e as suas decisões quer no Benfica quer no Sporting, nomeadamente as declarações tidas quando estava em Alvalade e Rui Vitória no Benfica, mas também as decisões a respeito da aposta, ou falta dela, em jovens jogadores da formação benfiquista, como foram os casos de Bernardo Silva e João Cancelo, Jorge Jesus enfrenta uma pressão tremenda na Luz, onde os adeptos não escondem o descontentamento.
Os lenços brancos mostrados têm sido uma constante mas Rui Costa, presidente do Benfica, não falou publicamente sobre a situação do treinador que vai sendo 'apertado' quer pelos adeptos, quer na imprensa com antigas glórias encarnadas a pedirem a saída do treinador. "É uma palhaçada autêntica. O Benfica não merece isto. Nasci e fui criado no Benfica. Estou a revelar os meus sentimentos", desabafou João Alves, recentemente, desagradado com a situação verificada no emblema da águia.
O Benfica viu fugir nesta temporada apenas um dos objetivos - a Taça de Portugal - mas continua em todas as outras frentes. Todavia, a forma como perdeu para o campeonato, na Luz, diante do Sporting e, recentemente, diante do FC Porto para a Taça de Portugal deixam Jorge Jesus numa situação extremamente delicada.
Do lado de Jorge Jesus, Octávio Machado defende o técnico encarnado e lembra que este não pode arcar com todas as culpas sobre o sucesso ou insucesso da temporada das águias e até na questão do lançamento de jovens da formação na equipa principal.
Nesta altura, o Sporting tem vindo a promover vários atletas jovens na sua equipa, situação idêntica se vai verificando também na Invicta, com Sérgio Conceição a dar palco a vários atletas formados no clube.
O antigo treinador de Sporting e FC Porto, que trabalhou com Jorge Jesus em Alvalade, alerta para a necessidade de se perceberem quais os jogadores que darão ou não atletas de elite. E lembra que o esforço dos jogadores também conta, não bastando apenas esperar pelo treinador e as suas decisões.
"Alguns pensam que colocando o manto vermelho por cima são jogadores de bola", afirmou Octávio Machado, deixando críticas à forma como tem sido feita nos últimos anos a gestão do plantel na Luz.
"Quem é que foi buscar o Gabriel? O Taraabt para tirar o lugar ao Florentino Luís e companhia? Quem foi?", perguntou Octávio Machado, em declarações na CMTV.
"Estamos aqui a enganar quem? Estamos aqui a enganar quem?", questionou o antigo treinador, dando o exemplo da gestão que tem sido feita da carreira de Florentino Luís, por comparação com João Palhinha.
"O Florentino Luís está a jogar onde? É um caso de má gestão, ao contrário temos o João Palhinha no Sporting, que é um caso de gestão clara e que correu bem".
Em relação ao centrocampista dos leões, Octávio Machado diz que este "foi para o Moreirense, do Moreirense para o Belenenses, do Belenenses para o SC Braga e do SC Braga para o Sporting".
No entender de Octávio Machado, trata-se de um "grande jogador, internacional pela Seleção" e que "é um verdadeiro homem, trabalhador, merece tudo na vida, ultrapassou tudo".