Prolongamento
Agente polémico supera Jorge Mendes na lista dos mais poderosos
2019-10-21 20:40:00
Tabela elaborada pela Forbes coloca empresário português no pódio

Conhecido como o 'super agente' do futebol, Jorge Mendes é 'apenas' o terceiro na lista dos representantes mais poderosos da indústria desportiva para a revista Forbes, atrás do 'rei' do basebol e de um empresário que esteve banido pela Federação inglesa de Futebol (FA).

Na lista dos 'agentes de topo' no mundo do desporto, o futebol domina com três nomes entre os cinco mais poderosos, escalonados consoante o rendimento em comissões.

O português Jorge Mendes, dono da Gestifute, é o terceiro desta lista, com 118 mil milhões de dólares de rendimentos em comissões e contratos na ordem dos 1200 milhões de dólares.

Logo acima do 'super agente' do futebol está o empresário mais poderoso do basebol.

Scott Boras, que deu o nome à agência Boras Corporation, ganhou mais 0,8 mil milhões em comissões do que Jorge Mendes, mas o valor global dos contratos é o dobro: 2400 milhões de dólares.

No topo desta tabela está o patrão do Stellar Group, que atua sobretudo em quatro desportos: futebol, atletismo, râguebi e críquete.

No entanto, Jonathan Barnett começou a ganhar protagonismo com a 'apresentação' ao pugilismo de Lennox Lewis, o campeão olímpico de boxe em Seul'88.

No futebol, o agente mais poderoso do mundo intermediou, entre outras, a histórica transferência de Gareth Bale do Tottenham para o Real Madrid.

O que esta lista da Forbes 'não diz' é que Jonathan Barnett foi banido pela FA em 2006, por um ano (e multado em quase 120 mil euros) por conduzir negociações segretas entre um cliente (o antigo lateral Ashley Cole) e o Chelsea.

Tendo o futebol como ramo primário no campo de atuação, o agente mais poderoso do mundo ganhou 128 mil milhões de dólares em comissões, tendo contratos de representação de atletas no valor de 1,3 mil milhões de dólares.

Refira-se ainda que a seguir a Jorge Mendes, no quarto lugar da lista da Forbes, está um empresário do basquetebol (Jeff Schwartz), com o quinto agente mais poderoso do mundo a ser também um homem do futebol: Mino Raiola, agente de Zlatan Ibrahimović, Matthijs de Ligt, Paul Pogba, Henrikh Mkhitaryan, Marco Verratti e Gianluigi Donnarumma, entre outros.