Sérgio Oliveira chegou a desempenhar um papel de destaque no onze portista, ao ponto de se tornar célebre uma frase entre a nação azul e branca em jeito de homenagem ao centrocampista: "Jogas tanto Oliveira". Porém, já na última época, Sérgio Oliveira acabou por cair entre as preferências de Sérgio Conceição e rumou mesmo para Itália onde defendeu as cores da Roma, de José Mourinho.
O empréstimo de Sérgio Oliveira acabou por servir ao centrocampista para se mostrar em bom nível, tendo mesmo conquistado uma prova europeia, a UEFA Liga Conferência. Todavia, os romanos acabaram por não exercer a opção de compra e Sérgio Oliveira voltou para a Invicta para definir o seu futuro, acabando por rumar aos turcos do Galatasaray.
O emblema de Istambul informou que vai pagar aos azuis e brancos três milhões de euros pela compra de Sérgio Oliveira e o valor tem surpreendido muitos portistas dada a dimensão futebolística que Sérgio Oliveira vinha tendo nas últimas épocas de dragão ao peito.
Porém, José Sousa, antigo jogador de futebol, assume que é preciso fazer as contas e perceber que o FC Porto acabará por 'ganhar' com esta venda um valor superior aos três milhões de euros.
"O Sérgio Conceição não contava com o Sérgio Oliveira. Nem vale a pena estar a especular qualquer outra coisa", indicou José Sousa, realçando que esta venda rende outras verbas aos cofres portistas.
"É muito mais do que 13 milhões de euros. Se se olhar aquilo que é a duração do seu contrato, todo o vencimento que tinha até final do seu contrato", explicou José Sousa, que falava em declarações na Sport TV.
Por conseguinte, o antigo jogador diz que "os adeptos têm de perceber aquilo que o FC Porto deixa de gastar porque depois as contas feitas são o total."
"O FC Porto deixa de ter encargo com o jogador do ponto de vista monetário e ainda tem um encaixe de três milhões de euros", referiu José Sousa, compreendendo algum descontentamento que possa existir entre alguns adeptos do clube campeão nacional.
"Não vou dizer que é o melhor, nem pensar, não é o melhor negócio, mas é o menos mau", considerou o antigo jogador de futebol a respeito da venda de Sérgio Oliveira por parte do FC Porto aos turcos do Galatasaray.
Com o 'Gala', Sérgio Oliveira assinou um contrato válido por quatro temporadas. O internacional português vai receber um salário anual na ordem dos 2,75 milhões de euros, de acordo com o que confirmou o emblema de Istambul.