Prolongamento
"Adeptos pensam que somos todos inimigos, mas, fora, somos companheiros"
2021-08-06 12:50:00
Petit recorda tempos de águia ao peito após clássicos frente ao FC Porto

Petit, atual treinador do Belenenses SAD, jogou vários anos no estrangeiro mas a sua carreira ficou marcada, sobretudo pelos anos passados no Boavista e no Benfica. Numa mensagem aos adeptos para aquilo que entende que deveria ser a rivalidade no futebol, o agora técnico explica que, em tempos, após os clássicos frente ao FC Porto, se sentava à mesa para jantar com Pedro Emanuel e Jorge Costa.

"No primeiro ano de Benfica, às vezes depois dos jogos no Norte ou depois de partidas nas Antas, ia jantar ou com o Pedro Emanuel ou com o Jorge Costa. Era normal que trocássemos impressões sobre o que foi a partida", contou Petit, negando a ideia de que os jogadores são rivais. "Às vezes os adeptos pensam que somos todos inimigos, mas, fora, somos companheiros, divertimo-nos, falamos e o mais importante são as amizades que levamos para o resto da vida".

O antigo médio do Benfica e do Boavista salientou também, em conversa com o ator Miguel Costa, que, apesar de ter um estilo de jogo aguerrido, foi colecionando amizades até mesmo entre aqueles que eram rivais dentro do campo.

"O Deco foi dos jogadores mais difíceis que marquei. Eu e ele dava faísca. Eu rebentei-lhe o joelho e ele rebentou-me o pé [risos]", afirmou Armando Teixeira, conhecido no mundo do futebol por Petit, que lembrou os tempos em que jogou com Figo e Rui Costa na Seleção Nacional de Portugal.

"Quando estava apertado, dava a bola ao Figo e ficava redondinha. Adorei jogar com ele e com o Rui", confessou Petit, que durante vários anos foi um dos elementos em destaque nas convocatórias da Seleção Nacional portuguesa.

Atual treinador do Belenenses SAD, Petit prepara-se para iniciar uma nova época na I Liga e lamenta a forma como se olha para a sua maneira de orientar. De resto, Petit explica que quem trabalha com ele percebe que não é um técnico de jogar só para o 'pontinho'.

"Às vezes, as pessoas têm uma imagem sobre a minha maneira de trabalhar como treinador, mas quando conhecem é diferente", defendeu Petit, dizendo que não tem 'boa imprensa'.

"Hoje em dia, é preciso ser um pouco mais comercial na relação com a comunicação social e eu também não sou muito comercial", observou o treinador Petit.

Com 44 anos, Petit conta já com 187 jogos oficiais no principal escalão do futebol português, somando 51 vitórias, 44 empates e 92 derrotas, contando já com passagens por vários emblemas lusos.