Prolongamento
"A grande inspiração do Sporting em matéria de renovações é o FC Porto"
2021-11-12 13:40:00
"Palhinha deve ter menos interessados do que o Darwin", refere Barbosa da Cruz

O Sporting tem vindo a renovar contrato com vários jogadores do seu plantel e também com jovens da academia verde e branca, com vários processos a serem finalizados ao longo do tempo, acautelando a direção de Frederico Varandas eventuais abordagens e interesses de clubes nos seus jogadores, que se têm vindo a destacar na formação liderada por Rúben Amorim.

Pedro Gonçalves, Matheus Nunes, Daniel Bragança são alguns dos atletas cujo vínculo com a SAD verde e branca foi recentemente prolongado, sendo que João Palhinha, Luís Neto e Adán devem ser os senhores que se seguem, numa política que Carlos Barbosa da Cruz, antigo dirigente dos leões, entende ser a correta.

"O Sporting faz bem em segurar as suas peças principais. É evidente que o Palhinha não tem o número de interessados que o Darwin tem", refere Carlos Barbosa da Cruz, acreditando que, ainda assim, o centrocampista internacional português poderá deixar o campeonato luso primeiro que o uruguaio do Benfica.

"Fico estarrecido com a lista de clubes que, segundo aparece nos jornais, estão prontos a contratar o Darwin. Com o Palhinha serão menos, não é, mas de qualquer maneira, iria arriscar que o João Palhinha é uma hipótese para sair bastante mais consistente do que, eventualmente, o Darwin", sustenta Carlos Barbosa da Cruz que aproveita para deixar uma 'alfinetada' rumo a Norte a respeito de renovações de contrato.

Numa altura em que o FC Porto continua com jogadores em final de contrato, sem que as renovações sejam alcançadas, como os casos de Jesús Corona e Mbemba, Barbosa da Cruz lembra que nomes como Brahimi, Marcano, Herrera e Marega, entre outros, deixaram o FC Porto sem que a SAD tenha sido compensada com essas saídas.

Esse exemplo serviu de "inspiração" aos leões, segundo destaca Carlos Barbosa da Cruz. "A grande inspiração do Sporting nesta matéria é o FC Porto porque o Sporting viu, como todos vimos, aquele número e exodo de jogadores do FC Porto que em fim de contrato que se foram embora, como o Brahimi, o Herrera".

"E, portanto, o Sporting faz bem em precaver-se, digamos, esta renovação com o Palhinha. Esta vem no seguimento de outras que foram sendo feitas com o Pedro Gonçalves, com o Gonçalo Inácio, agora com o Adán, eventualmente com o Coates", acrescentou o antigo dirigente verde e branco.

Em declarações na CMTV, Carlos Barbosa da Cruz disse ainda que "o Sporting está ali claramente num propósito de segurar o seu núcleo duro". "Por um lado, confere estabilidade à equipa e, por outro lado, permite uma coisa que o FC Porto não conseguiu. Se tiver de vender alguém, o Sporting pode ter a sua parte de valorização que proporcionou ao jogador".

"Dentro destes dois princípios de estabilidade e de garantir o futuro eu acho que o Sporting faz bem em segurar as suas peças principais", concluiu.