Portugal
Zivkovic, um ‘custo zero’ de milhões que provoca apreensão no Benfica
2019-09-04 11:50:00
Sérvio tem salário elevado, é pouco utilizado por Lage e está no penúltimo ano de contrato

O mercado de transferências fechou e Zivkovic permaneceu na Luz, o que deve suscitar preocupações na SAD encarnada. São os números do contrato assinado na época 2016/2017 que o demonstram, bem como o facto de o contrato estar muito perto do fim.

O sérvio assinou com o clube encarnado depois de terminar contrato com o Partizan, mas não chegou a custo zero: o relatório e contas consolidado daquela temporada indica que os encarnados pagaram seis milhões pela aquisição dos direitos desportivos e pelos custos de intermediação.

Desde então, e sobretudo depois da entrada de Bruno Lage no comando técnico das águias, o jogador perdeu espaço no onze e raramente é, sequer, alternativa no banco de suplentes. 

Acresce que o contrato de Zivkovic prevê um salário que aumenta a cada época. O jogador recebeu cerca de um milhão de euros no primeiro ano e nesta época vai ganhar o dobro, o que representa um encargo de quatro milhões em salário bruto.

No último ano deste vínculo, o sérvio custará aos cofres encarnados 4,9 milhões de euros, se entretanto permanecer na Luz.

Mas há outro dado que não é tranquilizador, do ponto de vista do clube: é que Zivkovic entrou no penúltimo ano de contrato.

E se se recusar a renovar, tal como fez quando era jogador do Partizan, o Benfica vê partir o avançado sem qualquer encaixe e sem benefícios desportivos.

Luís Filipe Vieira terá recusado propostas de venda do jogador, mas o tempo corre contra os interesses dos encarnados.