Avançado benfiquista chegou à principal equipa do Benfica esta época mas tem denotado dificuldades em ser prolífico
Aos 18 anos, José Gomes, jovem avançado do Benfica, enfrenta na presente temporada a sua época de afirmação no escalão sénior. Também ele sob a filosofia do clube da Luz de oferecer estímulos competitivos superiores aos seus atletas, numa temporada em que ainda poderia ser opção no escalão Júnior A (Sub-19), José Gomes disputa o seu futebol um patamar acima. Contudo, depois das indicações promissoras deixadas pelo avançado nascido em Bissau ao longo das temporadas ao serviço dos escalões jovens do Benfica – e que levaram até a que Rui Vitória contasse com José Gomes nos trabalhos e fichas de jogo de alguns jogos esta temporada, inclusive, na Liga dos Campeões -, José Gomes parece enfrentar dificuldades nesta subida de escalão e, os golos, que outrora chegavam em números impressionantes, são agora mais pontuais.
Nascido em Bissau em 1999, Zé Gomes, como é mais conhecido no mundo do futebol, estabeleceu-se definitivamente em Portugal aos 13 anos depois de, em 2011, ter disputado um torneio de futebol jovem no Algarve, prova em que se destacou e fomentou o convite do Benfica para que se transferisse para o clube da Luz. Perante a insistência da mãe, que vivia já em Lisboa (ao contrário do pai, estabelecido em Bissau), Zé Gomes passa a integrar os escalões jovem do clube da Luz no ano seguinte (2012).
Mesmo com 13 anos e a jogar no escalão Sub-15, o impacto de Zé Gomes é imediato: Em 2012/13 faz 25 golos em 30 jogos e os bons registos na temporada seguinte (24 golos em 20 jogos), ainda no mesmo escalão, levaram os responsáveis técnicos do Benfica a promover Zé Gomes ao escalão Sub-17 ainda em 2013/14 com 15 anos. Zé Gomes estabelecia-se como uma das revelações nos escalões jovens do clube da Luz e na primeira temporada completa no escalão Sub-17 volta a ser prolífico e faz 21 golos em 26 encontros, o que o leva a experimentar ainda nessa época (2014/15) o escalão Sub-19. Inicia 2015/16 ainda nos Sub-17 mas faz grande parte da temporada no escalão Sub-19 onde regista 25 golos em 28 jogos. 2016 foi, aliás, o ano de confirmação do talento de Zé Gomes. Termina o verão como o melhor marcador do Campeonato da Europa Sub-17, guiando Portugal ao título e sendo considerado o melhor jogador do torneio pela UEFA.
A ascensão aos séniores ainda em idade júnior
Zé Gomes apresentava registos impressionantes e, mais que isso, respondia positivamente aos estímulos competitivos superiores a que era sujeito. Uma prática cada vez mais comum no futebol de formação, e uma filosofia seguida por países bem sucedidos na formação como a Holanda, a Alemanha, a Espanha ou a Bélgica. Foi, aliás, muito assente nesta premissa, que a Alemanha revolucionou o seu futebol após o duro insucesso da equipa principal durante o Europeu de 2000. A ideia, contudo, não é linear e deve ser vista caso a caso. Certos jogadores justificam a promoção a escalões superiores, outros não. O nível deve ser, por isso, justificado com a maturidade desportiva do atleta e não com a sua idade biológica.
Tudo parecia fazer sentido, então, para que Zé Gomes passasse a integrar a partir desta temporada as equipas sénior do Benfica. Fosse às ordens de Rui Vitória, fosse às ordens de Hélder Cristóvão na equipa B do clube. A adaptação do jovem, porém, não correu como esperado e pela primeira vez na carreira, a resposta a estímulos competitivos superiores não foi positiva. Ao serviço da equipa B do Benfica, Zé Gomes participou em 23 encontros na segunda liga portuguesa, cumprindo os noventa minutos em nove deles. Uma participação que resultou em sete golos e uma assistência esta temporada.
Estes não serão, porém, os indicadores mais preocupantes para Zé Gomes. Na UEFA Youth League, o avançado do Benfica faturou apenas duas vezes em seis presenças, aí, defrontando atletas de maturidade competitiva semelhante e ao serviço de um dos clubes finalistas da competição. Ao serviço das seleções sub-19 e sub-20 portuguesas, os números de Zé Gomes também não fascinam, particularmente, na equipa Sub-20, na qual em seis partidas, Zé Gomes apenas faturou por uma vez. No Mundial Sub-20 que vai decorrendo na Coreia do Sul, Zé Gomes até iniciou o torneio como titular mas as prestações aquém do esperado resultaram num misto de perda da titularidade e de saídas de jogo precoces, ficando agora ligado à eliminação de Portugal aos pés do Uruguai após desperdiçar uma das grandes penalidades do derradeiro desempate.
Conhecido junto dos adeptos encarnados como “Zé Golo”, a verdade, é que Zé Gomes está ainda em branco na Coreia e ao serviço das equipas sénior do Benfica, não se tem revelado tão prolífico como em escalões anteriores.