Augusto Inácio admite que a transferência de Rúben Amorim para o Sporting precisa de mais explicações por parte dos elementos envolvidos.
O antigo dirigente verde e branco, que foi campeão como treinador em Alvalade, admite mesmo que "é polémico" mas acha que "esta questão dos 10 milhões está mal contada".
"Eu acho que está muito mal contada. E quando o presidente do SC Braga diz que não queria deixar sair o treinador mas o Sporting bateu a cláusula, eu peço desculpa, mas o Sporting não bateu a cláusula. Isso era bater os 10 milhões. Quando se paga agora um x e em setembro se paga outro x não é [bater] a cláusula. [Quando se bate a cláusula] não há negociação nenhuma."
O antigo treinador verde e branco diz que há respostas por dar relativamente também à formação do plantel para a nova época.
"A pergunta que se coloca agora é 'ok vai para lá o treinador e não é milagreiro' [como Varandas disse na apresentação de Rúben Amorim]. Ok, mas tem que lhe dar jogadores para fazer uma equipa a sério. Será que o Sporting terá dinheiro? Houve gente que não gostou quando eu disse que o SC Braga tem melhor plantel que o Sporting. Não disse mal do Sporting. E é verdade."
Inácio lembra ainda que "o contexto e a realidade Sporting é uma realidade a nível financeira muito pobre".
"Não está aqui em causa o valor do Rúben Amorim. Tem que ter valor mas dar 10 milhões por um treinador em que o discurso é sempre o mesmo quando é apresentado um novo treinador. Estão a colocar o projeto na pessoa do treinador. O treinador é uma peça e não o projeto", afirmou Augusto Inácio, em declarações à rádio 'Observador'.
O ex-técnico verde e branco diz que se o Sporting não tiver dinheiro para dar a um treinador que custa 10 milhões, então "há aqui qualquer coisa que não bate certo".
"Vamos esperar para ver no futuro se será assim", realçou Inácio.
"O Sporting tem de lutar pelo terceiro lugar e conquistar. No campo das hipóteses, se o Sporting não conseguir apanhar o SC Braga? Que força, que imagem, que impacto terá o treinador que custou 10 milhões? Vai estar sempre na cabeça das pessoas", acrescentou.
Recentemente, recorde-se, Augusto Inácio, antigo jogador, treinador e dirigente do Sporting, responsabilizou Hugo Viana, o atual diretor desportivo dos leões, pela má planificação da temporada.
O antigo futebolista português Luís Figo também já revelou que, para si, é “uma loucura” o pagamento de 10 milhões de euros por parte do Sporting ao SC Braga para garantir a contratação imediata do treinador Rúben Amorim.
“Penso que é uma aposta importante da parte do clube: pela quantia de que estamos a falar, para um país como Portugal e pela situação financeira do Sporting. Na minha opinião pessoal, é uma loucura pagar esse valor por um treinador, mas é uma decisão de quem gere o clube e, certamente, tem mais informação do que eu para poder falar sobre a parte financeira", chegou a dizer, na semana passada, o atleta formado no Sporting.