Portugal
"Vou arriscar. Olhem os jogadores do PSG e António Silva esteve nesse patamar"
2022-10-07 09:30:00
"Não sei até que ponto se o António Silva não está em condições para estar no lote do Mundial", diz antigo jogador Sousa

António Silva é o novo menino bonito do Terceiro Anel do Estádio da Luz e a ovação que a plateia do estádio encarnado prestou ao central é reveladora do carinho e aconchego que a família benfiquista tem dado ao menino que rapidamente se está a fazer homem no eixo defensivo ao lado de Nico Otamendi.

José Sousa, antigo jogador de futebol, que passou pela Luz, entende que o jogador aproveitou o contexto e as circunstâncias para se impor na defesa do Benfica, realçando que será difícil a Roger Schmidt agora, por opção, tirar António Silva da equipa titular do emblema da capital portuguesa.

"Optou e optou bem e não tem coragem de o tirar nem faz sentido", disse, lembrando que António Silva "era um jogador que o mais certo e mais provável era estar a treinar com a equipa principal e estar a jogar na equipa B, nesta altura."

Só que não tem sido isso que tem acontecido. "O Benfica fez algumas contratações, o João Victor foi contratado e estava lesionado, o Morato começou a titular [lesionou-se], Jan Vertonghen foi encostado até sair, Brooks [foi] contratação, Lucas Veríssimo, e ainda bem para ele, já estará também apto e disponível e o António Silva não sai da equipa", disse José Sousa.

Para o antigo jogador e agora comentador, António Silva "entrou por lesão de todos os jogadores e, de repente, o menino com 18 aninhos não foi aposta de Roger Schmidt, teve de ser aposta de Roger Schmidt."

"O que é certo é que começou a jogar, acho que ninguém estava à espera nem o próprio jogador de estar a este patamar de Liga dos Campeões", acrescentou José Sousa sobre o momento que o camisola 66 atravessa no Benfica.

Deste modo e com o Campeonato do Mundo à porta, José Sousa entende que António Silva merece estar no lote de convocados de Fernando Santos.

"Eu quase que vou arriscar isto. O patamar do Paris Saint-Germain, e olhem para os jogadores que lá estão, é um patamar mundial. É um patamar dos melhores do mundo e o António Silva esteve a esse patamar. Portanto, mesmo nunca tendo sido chamado eu não sei até que ponto o António Silva, se continuar a este nível exibicional, e eu sei que falta muito pouco tempo para o Mundial, se não está em condições para estar no lote [convocados de Fernando Santos]".

O antigo jogador disse na Sport TV que António Silva "demonstrou que tem capacidade a este nível frente a Messi, Neymar Jr. e Mbappé que são jogadores mundiais".

Em relação ao facto de António Silva nunca ter sido chamado por Fernando Santos aos trabalhos da equipa principal de Portugal, Sousa destaca que "há sempre uma primeira vez para tudo". "É olhar à qualidade e ao rendimento", referiu.