Portugal
Vlachodimos, guarda-redes com escola alemã para fechar baliza do Benfica (Vídeo)
2017-10-04 17:00:00
Guardião do Panathinaikos foi formado no Estugarda e fez parte da equipa alemã que venceu o último Europeu de sub-21

Estampa física (1,91 metros), forte no jogo áereo e fora dos postes, para além de um bom jogo de pés, características associadas à frieza na baliza, imagem de marca da escola alemã, eis o cartão de visita de Odisseas Vlachodimos, o guarda-redes de 23 anos do Panathinaikos associado ao Benfica como reforço a partir de janeiro na reabertura do mercado. Mas para Jorge Mazias, jornalista grego que anunciou a transferência de Vlachodimos para o clube da Luz, "ainda é cedo para dizer se é um bom guarda-redes ou não. Tem bons reflexos, é bom no jogo aéreo, tem talento, tem a escola alemã, mas só o vimos jogar uma época pelo Panathinaikos. Não há muitas referências sobre ele. Falta-lhe experiência", disse ao Bancada.

'Odi' Vlachodimos vive um bom momento desportivo. Depois de ter feito parte da equipa alemã que venceu o último Europeu de sub-21, embora não tenha saído do banco, é titular indiscutível do Pana onde tem realizado boas exibições e vê agora o nome dele associado ao clube da Luz. O Benfica vê nele grande potencial para lutar a partir de janeiro com Júlio César pela titularidade na baliza dos encarnados e a médio prazo formar com o jovem belga Svilar, de 18 anos, a dupla concorrente à baliza encarnada. Vlachodimos está na terceira temporada consecutiva no Panathinaikos. Depois de três jogos na Bundesliga pelo Estugarda, clube onde fez toda a formação, rumou em janeiro de 2016 ao clube grego onde só fez um jogo para o campeonato. Mas na época seguinte (2016/17) tornou-se o dono da baliza do "Pana", tendo realizado 31 jogos, e esta temporada, apesar da época modesta da formação helénica, o internacional sub-21 alemão soma dez jogos na baliza, entre liga grega e liga europa.

Filho de pais gregos radicados na Alemanha, natural de Estugarda, Vlachodimos representa a seleção alemã desde os sub-15, esteve no Europeu e Mundial de sub-17 e em junho deste ano sagrou-se campeão europeu de sub-21, embora nunca tenha saído do banco, tendo sido um dos três guarda-redes chamado por Stefan Kuntz, a par de Marvin Schwabe (Dínamo Dresden) e Julian Pollersbeck (Hamburgo), este último titular totalista na competição.

O português Nuno Reis que partilha o balneário com Vlachodimos no “Pana”, em declarações à Antena 1, define o provável reforço do Benfica como alguém que "sabe ler bem os lances, joga bem com os pés e é decidido a sair dos postes", reforçando a ideia de que para uma equipa que joga em ataque continuado como o Benfica, ter um guarda-redes que tem bom jogo de pés é uma vantagem.

Com a hipotética chegada de Vlachodimos ao Benfica em janeiro, Rui Vitória passará a contar com cinco guarda-redes no plantel: Júlio César, Bruno Varela, Silvar, Paulo Lopes e Vlachodimos. Situação que deverá levar o clube a redimensionar o quadro dos guarda-redes na reabertura do mercado. A saída de Bruno Varela (venda) e a passagem de Paulo Lopes para um novo cargo, o de coordenador dos guarda-redes do Seixal, é o cenário mais previsível.

O interesse do Benfica por Vlachodimos, recorde-se, já não é de agora. A transferência esteve perto de se concretizar no passado mês de agosto, mas a inclusão do passe de Ola John acabou por ser determinante para que a transferência não se concretizasse, tudo porque o extremo holandês recusou sair para a Grécia. Mas a atravessar uma grave crise financeira, e obrigado a vender alguns dos seus principais ativos - Zeca foi transferido para o FC Copenhaga por 1,5 milhões de euros - o negócio parece agora ter pernas para andar.

A concretizar-se a transferência, Vlachodimos será o terceiro guarda-redes alemão a representar o Benfica sucedendo a Robert Enke, contratado aos 22 anos ao Borussia M'Gladbach, que representou os encarnados de 1999 a 2002 com o estuto de titular, e Hans-Jörg Butt (34 anos), transferido do Bayern Leverkusen, que realizou apenas sete jogos de águia ao peito na época 2007/08

Veja o (ainda) guarda-redes do Panathinaikos em ação.