Portugal
"Vitória fez um bom jogo. É difícil perceber quando se perde", diz Henriques
2021-02-13 21:50:00
Treinador justifica derrota com "os três lances" em que a equipa falhou

João Henriques, treinador do Vitória de Guimarães, garantiu que a equipa fez um bom jogo, apesar do resultado ter ditado o triunfo do Rio Ave.

“O Vitória, tirando três lances, fez um bom jogo. Eu sei que é difícil perceber isto quando se perde. São três remates enquadrados do Rio Ave. São três situações de finalização. Quando se cometem esses erros, fica-se refém de se dizer que se fez um bom jogo”, afirmou o técnico.

“Tirando esses três lances, foi dos melhores dos jogos do Vitória com bola. Mas não fomos competentes nos equilíbrios e permitimos ao adversário fazer três golos”, acrescentou, durante a conferência de imprensa após a partida.

João Henriques explicou que não faz “substituições só por fazer”, até porque o Vitória não precisava de “retificar o posicionamento”.

“Entrámos bem no jogo. Tivemos 15 a 20 minutos em que estivemos por cima do adversário, antes de sofremos golo. Quando tentávamos reagir, sofremos o segundo golo. Ao intervalo, reagrupámos as ideias para o jogo. Durante o período inicial da segunda parte, a equipa esteve bem, mas chegámos a uma altura em que as alterações efetuadas são para dar outras características: entrou o Bruno [Duarte] para dar mais presença na área e o Marcus [Edwards] que tem características completamente diferentes do Rúben [Lameiras}. Poderia meter três pontas de lança, mas nunca treinamos com três pontas de lança”, insistiu.

“Foi um jogo com 11 cantos contra zero e com 15 remates contra cinco. Temos de ter uma cultura futebolística que vai para além do resultado”, realçou: “Já ganhámos e empatámos a jogar muito menos do que hoje. Queremos fazer melhor do que na primeira volta. Estamos exatamente com os mesmos pontos na segunda volta que estávamos por esta altura da primeira”.

Agora, o Vitória tem já o foco “no jogo de quarta-feira”, com o Farense. “Queremos continuar com esta qualidade, diminuir os erros e ganhar. Não há tempo para chorar os erros. Encontraremos o Farense, que vem moralizado. Temos de estar atentos aos equilíbrios, que não fizemos corretamente na primeira parte”, apontou o técnico.

O Vitória de Guimarães perdeu cinco dos nove jogos em casa, mas esses encontros foram todos “muito diferentes uns dos outros”.

“Perdemos com o Sporting [4-0] com um jogo idêntico nos erros e nas transições que ditaram o avolumar do resultado. Com o Sporting de Braga [1-0], o adversário aproveitou a parte em que foi melhor e, com o FC Porto, foi um grande jogo, que poderia ter pendido para qualquer lado. Hoje, encontrámos um adversário que iniciou a época na Liga Europa, a jogar em bloco baixo, que poucos lances criou além dos golos. Mas não olho para a diferença entre casa e fora, porque, sem público, o peso desse fator é muito reduzido”, comentou João Henriques.

“Dos 17 golos que já sofremos, 10 foram em três jogos - Sporting, FC Porto e Rio Ave. São situações pontuais. Não as queremos voltar a repetir. Queremos o Vitória mais forte jornada a jornada. Crescemos futebolisticamente, mas não fomos suficientes para ganhar este jogo. Hoje, vi uma equipa sobejamente superior durante 80 minutos a ganhar por 1-0 e, na parte final, perdeu por 3-1. Era só o Liverpool”, referiu ainda o técnico.

O treinador fez questão de deixar “uma palavra” para Bruno Varela, que cometeu um erro na origem do golo do 3-1. “É um bom menino e um bom profissional. Vai jogar na quarta-feira. Já nos deu pontos muitas vezes. Não é por cometer um erro que o seu rendimento fica em causa. Perdemos todos e ganhamos todos. Vamos demonstrar a força da equipa grande que somos na quarta-feira”, finalizou.