O FC Porto está cada vez mais atrasado na luta pelo título e também na disputa de uma vaga que dê acesso à Liga dos Campeões na próxima temporada. É certo que a matemática ainda oferece caminhos de glória ao FC Porto, mas entre os adeptos azuis e brancos a descrença de que tal seja possível começa a aumentar à medida em que a distância para os clubes da frente também aumenta.
Depois de nova perda de pontos na I Liga, o FC Porto viu o Benfica ficar mais longe, sendo que o FC Porto pode reduzir distâncias já na próxima ronda, quando receber no Estádio do Dragão a formação treinada por Roger Schmidt.
Sousa Tavares quer ganhar ao Benfica "para ajudar Sporting a ser campeão"
E se há adeptos que esperam por uma gestão de Sérgio Conceição na Taça de Portugal, focando o clássico de modo a que o Benfica não entre "à vontade e à vontadinha" no reduto azul e branco porque "era o que mais faltava", há também aqueles que pedem a Conceição para vencer de modo a que o Sporting fique mais perto de ser campeão, e não o Benfica.
"Sete pontos perdidos nas últimas quatro jornadas, o título e o acesso à Champions na próxima época arrumados, resta lutar internamente por dois objetivos menores", destacou Miguel Sousa Tavares, mencionando depois ao que se estava a referir.
"A Taça [de Portugal] e uma vitória sobre o Benfica para ajudar o Sporting a ser campeão", indicou o conhecido adepto do emblema azul e branco, justificando esta opção entre os rivais lisboetas.
"Porque o Benfica não merece e porque é o nosso maior rival"
"Porque o Benfica não merece e porque é o nosso maior rival", explicou Miguel Sousa Tavares, em declarações num artigo de opinião que assina nas páginas do Record, a poucos dias de o FC Porto receber o Benfica no clássico do campeonato.
A descrença é grande nesta fase entre adeptos do FC Porto que olham para o clássico com o Benfica como uma forma de alegrar a plateia azul e branca, em caso de vitória.
De resto, trata-se de algo que depois esperam os portistas que possa repetir-se quando o emblema da cidade Invicta receber o Sporting, de Rúben Amorim, que também terá de visitar a casa portista até final da época.
"O FC Porto-Benfica e o FC Porto-Sporting serve para mostrar aos adeptos que, apesar das desgraças este ano, ainda consegue ganhar em casa contra os seus principais rivais", observou Nuno Encarnação, gestor e conhecido portista, recentemente.