Portugal
"Vitinha é um seguro de vida. Quem é que toca neste menino?"
2022-11-16 09:30:00
"Cuidado com este menino que pode ser também uma das grandes revelações do Campeonato do Mundo", diz Paulo Futre

A Seleção Nacional prepara o Campeonato do Mundo ainda na Cidade do Futebol enquanto não viaja para o Catar, onde muitas das seleções nacionais já se encontram para se ambientarem ao clima e às condições do país que servirá de sede para a edição de 2022 do Mundial.

Fernando Santos vai testando as suas soluções para a competição e Paulo Futre, antigo internacional português, tem poucas dúvidas de que Vitinha estará entre os titulares para a estreia de Portugal no Campeonato do Mundo, uma vez que o médio formado no FC Porto oferece soluções para guardar a bola na posse lusa.

"Se queremos ter a bola, Vitinha é o nosso seguro de vida, é um cracalhão", disse Paulo Futre, realçando que o Paris Saint-Germain contratou-o "muito jovem e pagou muito dinheiro ao FC Porto".

Para o antigo camisola 10 da Seleção Nacional, "no primeiro jogo tem de jogar o Vitinha". "É um seguro de vida, nunca perde a bola, parece um jogador da formação do Barcelona, como Iniesta, Xavi", comentou o antigo internacional português.

Não se detendo em elogios para com o centrocampista, Paulo Futre referiu que "a bola sorri nos pés dele [Vitinha] e está sempre feliz e segura".

"Normalmente, não falha nenhum passe", salientou ainda Paulo Futre, que falava em declarações na TVI, onde explicou como é que o grupo da Seleção Nacional encara a chegada de um jogador destes ao lote de eleitos e depois para a titularidade.

Paulo Futre lembra que Vitinha "joga sempre para a frente" e essa é uma das razões que podem ajudar a que o grupo entenda que o atleta pode ser opção inicial de Fernando Santos.

E depois, sublinha Paulo Futre, Vitinha tem 'as costas guardadas' por um dos líderes da Seleção Nacional. "O Pepe protege" a integração de Vitinha.

"O Pepe é um dos líderes. Quem é que toca neste menino? Respeitinho por este menino. E cuidado com este menino que pode ser também uma das grandes revelações do Campeonato do Mundo. Cuidado", afirmou Paulo Futre, confiante de que Vitinha não se irá amedrontar, apesar de ser a primeira grande competição de seleções nacionais de sénior que vai disputar.

"Vai ao Campeonato do Mundo mas não se vai assustar", sublinhou, lembrando Paulo Futre que Vitinha joga no Paris Saint-Germain ao lado de Leo Messi, Mbappé e Neymar Jr.

Questionado sobre as razões que levam um jovem como Vitinha a se impôr tão novo, Paulo Futre declarou que Vitinha se conseguiu fixar "no FC Porto de Sérgio Conceição, que é um treinador com caráter." E isso ajuda a explicar a sua afirmação.

"Não se assustou. Um miúdo pode assustar-se. Vitinha chegou, viu e venceu e está a vencer em Paris Saint-Germain e na Seleção Nacional vai fazer o mesmo porque é um craque, este miúdo é um craque da bola."