Portugal
"Villas-Boas vai passar um mau bocado e gabo-lhe a coragem de enfrentar isto"
2023-11-15 12:50:00
"O André Villas-Boas quer fazer um bocadinho aquilo que o Frederico Varandas está a tentar fazer", diz Pedro Henriques

André Villas-Boas assumiu "não ter ficado indiferente" aos aplausos que recebeu, na segunda-feira, quando chegou ao Estádio do Dragão para a Assembleia Geral Extraordinária do FC Porto, que ficou marcada por confrontos físicos e verbais no pavilhão portista e que acabou por ser um dos dias "mais negros da história do FC Porto", como o próprio ex-treinador disse, ele que já garantiu que vai avançar para eleições assim que tudo estiver preparado.

"Quando eu tiver todas as equipas montadas, um programa eleitoral digno do que merece uma instituição digna do FC Porto, assim o farei", prometeu André Villas-Boas, realçando que o clube ficou na Assembleia Geral sob controlo de uma "guarda pretoriana" que estava a realizar "agressões" enquanto que os "órgãos sociais assistiam impávidos e serenos".

Para Pedro Henriques, antigo jogador de futebol, aquilo que André Villas-Boas quer fazer o FC Porto é semelhante ao que Frederico Varandas "está a tentar fazer" no Sporting.

"O André Villas-Boas quer fazer um bocadinho aquilo que o Frederico Varandas está a tentar fazer, que é não permitir que seja uma claque a mandar no clube", declrou Pedro Henriques.

"Nisso nunca houve nenhum como ele e é diferente", elogiou assim Varandas, sublinhando o ex-jogador que antevê problemas para André Villas-Boas por estar a tentar enfrentar "isto".

"Se eu acho que isto vai acabar? Não. Se eu acho que o André Villas-Boas vai passar um mau bocado? Vai. E gabo-lhe a coragem de enfrentar isto porque não vai ser fácil como não tem sido fácil para o Frederico Varandas", observou Pedro Henriques.

Em declarações na Sport TV, o antigo jogador profissional de futebol admitiu, contudo, que prevê uma tarefa mais árdua para André Villas-Boas no clube azul e branco, isto tendo por comparação aquilo que Frederico Varandas tem feito no Sporting desde que, em 2018, assumiu os destinos do clube de Alvalade.

"Mas antevejo ainda mais dificuldades para o André Villas-Boas, obviamente", concluiu Pedro Henriques sobre os confrontos que ocorreram na Assembleia Geral Extraordinária do FC Porto, a 13 de novembro de 2023, no pavilhão do Dragão.

Villas-Boas não treina desde 2020/21

Vários ex-candidatos e figuras ligadas ao FC Porto já lamentaram os atos de violência e o próprio Ministério Público já prometeu investigar os confrontos físicos e verbais que ocorreram dentro das instalações do clube portista que vai caminhando para eleições em 2024.

André Villas-Boas deverá ser um dos rostos a votação, ele que já foi treinador dos portistas, tendo estado ligado a várias conquistas nacionais e à vitória na Liga Europa, em Dublin, em 2011. Villas-Boas tem 46 anos e está fora da carreira de treinador desde 2020/21 quando deixou o Marselha.