Portugal
"Villas-Boas luta contra dois governos, o do FC Porto e o do País"
2024-02-06 10:35:00
Ministro da Saúde na apresentação de Pinto da Costa numa cerimónia com um Cardeal e um diretor da Liga

Não foi apenas a presença de Sérgio Conceição no Coliseu do Porto por ocasião da apresentação da recandidatura de Pinto da Costa à presidência dos dragões que causou surpresa. Américo Aguiar, cardeal da Igreja Católica, enviou um vídeo de apoio a Pinto da Costa que, no lançamento da candidatura, contou com a presença de figuras da sociedade e do desporto.

Domingos Paciência, atual diretor da Liga, esteve presente na sala de espetáculos portuense, onde uma outra presença não passou despercebida. Manuel Pizarro, ministro da Saúde, esteve também no Coliseu do Porto para apoiar a recandidatura de Pinto da Costa.

Ministro com Pinto da Costa e "Villas-Boas a lutar contra dois governos"

Fernando Mendes, antigo jogador de FC Porto, Benfica e Sporting, diz que se fosse no clube de Alvalade ou na Luz uma situação destas "o que isto não seria".

"Quero salientar no meio disto tudo e quando se falava tanto quando era no Sporting nos camarotes presidenciais e no Estádio da Luz, quero salientar a presença do ministro da Saúde. Se isto fosse no Sporting ou no Benfica o que isto não seria. O que isto não seria", comentou o antigo jogador de futebol.

"Ali, todo sorridente, na apresentação da candidatura de Pinto da Costa. Extraordinário", referiu Fernando Mendes, em declarações na CMTV, sobre a presença de um dos ministros com uma das pastas governativas mais mediáticas como é a da Saúde.

"Se isto fosse no Sporting ou no Benfica o que isto não seria"

Relativamente à presença de Sérgio Conceição, Fernando Mendes diz que aquilo foi algo preparado. "O Sérgio Conceição não resolveu andar ali a passear pela zona do Coliseu, ouviu um barulhinho e foi ver o que é que se passa".

"Não. Claro que isto foi premeditado. Isto foi um ás de ouro que foi apresentado na campanha de Pinto da Costa. Nada de novo. Já se sabia que isto poderia acontecer", sublinhou Fernando Mendes, numa fase em que 'aquece' o clima na corrida eleitoral do FC Porto e no qual Villas-Boas é criticado por algumas figuras do passado azul e branco.

"Espero que a iniciativa não tenha aberto um precedente"

Sobre este tema, ao Diário de Notícias, Carlos Abreu Amorim manifestou o seu desagrado, nomeadamente com a presença do ministro da Saúde. “É caso para dizer que Villas-Boas luta contra dois governos, o do FC Porto e o do País".

Por outro lado, o social-democrata Abreu Amorim, que apoia Villas-Boas, espera que esta ação do ministro socialista no apoio a Pinto da Costa não tenha aberto um "precedente".

"Só espero que a iniciativa não tenha aberto um precedente e que mais pessoas do staff ou funcionários apareçam em ações de campanha seja de Pinto da Costa ou outra.”

Na cerimónia esteve também Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, onde o FC Porto trabalha durante a semana no centro de treinos do Olival.