Portugal
Vilaverdense suspende… pais dos jogadores
2018-12-25 15:00:00
O clube está consciente de que é difícil vedar a presença dos pais, mas acredita que a decisão será acatada.

Não, não leu mal o título. O Vilaverdense, clube do distrito de Braga, decidiu punir alguns pais de jogadores da equipa de iniciados. No jogo frente aos Amigos de Urgeses, o Vilaverdense perdeu em casa, por 3-1. Após o jogo, a ira dos encarregados de educação dos jovens vilaverdenses foi canalizada sob a forma de insulto ao treinador da equipa.

Segundo José Pedro, coordenador da formação, o treinador se sentiu humilhado pelos pais. "Um dos pais pegou num pacote de lenços e começou a distribuir por outros pais. Foi uma humilhação para o treinador que, no dia seguinte, me ligou a dizer que não tinha condições para continuar”, contou, à Lusa, já depois de o clube ter condenado, em comunicado, a atitude desses pais: "O comportamento de alguns encarregados de educação envergonhou o Vilaverdense, violando os deveres dos pais consignados no Regulamento Geral Interno e Códigos de Conduta".

O departamento de futebol de formação do clube está consciente de que é difícil vedar, na prática, a presença dos pais, mas acredita que a decisão será acatada, até pelo pedido de desculpa posterior, por parte de alguns dos encarregados de educação. José Pedro reconhece que o único castigo realmente aplicável e previsto no código de conduta é sobre os jogadores, mas foi tomada uma decisão à margem do código.

"O castigo que está previsto é sobre os miúdos, impedindo-os de jogar, mas eles foram as vítimas aqui, pelo que deliberámos aplicar um artigo omisso sobre os pais. O clube decidiu não punir os atletas por violação de alguns encarregados de educação", explicou, acrescentando que, no próximo jogo, a 13 de janeiro de 2019, espera que os pais acatem a decisão.