Portugal
"Vieira mudou a hegemonia que pertencia ao FC Porto", diz Jorge Jesus
2020-09-23 19:50:00
Treinador destaca "amizade" com o presidente e fala das "três fases" do Benfica

Jorge Jesus afirmou que Luís Filipe Vieira “mudou” a hegemonia no futebol português, que deixou de ser do FC Porto e passou a ser do Benfica.

Em entrevista a Cristina Ferreira, o técnico salientou que, após os seis anos da primeira passagem pelo clube, o Benfica continuou a ganhar, sempre com Vieira como responsável máximo.

“Quando cheguei era uma coisa, saí passados seis anos e era outra, conquistou vários títulos tanto com Rui Vieira como com [Bruno] Lage”, sustentou.

“O Benfica mudou completamente a hegemonia que havia do FC Porto”, reforçou Jorge Jesus.

Só que o cenário, porém, alterou-se nos últimos três anos, com a conquista de dois campeonatos pelos dragões.

“Quando cheguei outra vez, o Benfica tinha perdido aquilo que é mais importante para os adeptos, o campeonato nacional”, acrescentou.

Só que, neste regresso, o Benfica está “muito melhor” do que quando Jorge Jesus saiu para o Sporting.

“As condições de trabalho são únicas. Duvido que alguma equipa do mundo tenha aquela qualidade. Deve haver jogadores a pensar que estão num hotel de cinco estrelas e não numa cabine para irem jogar futebol”, elogiou.

Ainda sobre Luís Filipe Vieira, Jorge Jesus reconheceu que a saída para o rival lisboeta fez abanar a “amizade”.

“Nos primeiros seis meses foi complicado, ele defendia os interesses do Benfica e eu os do Sporting. Chateámo-nos, mas a amizade e o respeito eram maiores do que a decisão daquele momento”, explicou.

Foi graças a essa amizade que Vieira convenceu Jorge Jesus a deixar o Flamengo, pouco depois de ter renovado, para regressar à Luz.

“Trabalhei seis anos com ele, foi o presidente que mais tempo trabalhou comigo e que melhor me conhece. O projeto que ele tem para o Benfica é para mudar o paradigma desportivamente”, concluiu.