Portugal
“Vieira está fora do Benfica, mas o Vieirismo não”, alerta Mattamouros
2021-07-17 12:55:00
Jorge Mattamouros retira ação contra Vieira e garante que não tem intenção de se candidatar

O advogado Jorge Mattamouros cumpriu a promessa de retirar a ação para destituir Luís Filipe Vieira, que interpôs em junho, horas depois das renúncias do dirigente terem sido aceites pelo Benfica e pela SAD encarnada.

“Entrei com a minha ação há 37 dias para libertar o Benfica de Luís Filipe Vieira. Desde o início que disse que a ação era contra Vieira e era para proteger o Benfica. Prometi desde a primeira hora que no dia a seguir a Luís Filipe Vieira sair do Benfica, fosse por que razão fosse, eu retiraria a minha ação. Luís Filipe Vieira demitiu-se ontem e hoje informo que retirei a ação contra Luís Filipe Vieira”, anunciou o associado do Benfica.

Em declarações ao ‘Sexta às 9’, da RTP, Mattamouros explicou que a saída de Vieira do Benfica “é uma vitória importante, uma vitória enorme, mas amarga”. O advogado não escondeu uma certa frustração por ver Vieira a sair sozinho, depois do Benfica ter reagido de forma solidária à ação judicial.

“Quando entrei com esta ação chamaram-me de tudo, disseram que não tinha fundamento”, lembrou: “A Direção do Benfica pôs cá fora um comunicado a injuriar-me, a administração da SAD promoveu um prospeto em que dizia que a minha ação não tinha qualquer fundamento. Foi o que se viu”.

“Mas esta vitória é também amarga por só vamos a meio. Vieira está fora do Benfica, mas o vieirismo não está fora do Benfica. As pessoas que com Luís Filipe Vieira aprovaram um série de decisões nos últimos anos, que assinaram contratos fictícios para retirar dinheiros do clube e da SAD, as pessoas que estiveram com ele em todas as decisões continuam na SAD e no clube”, explicou.

Com a saída do presidente, entretanto substituído por Rui Costa, o Benfica anunciou a realização de eleições antecipadas, a serem realizadas ainda este ano. A ação contra Vieira colocou Jorge Mattamouros no centro dos holofotes, mas o advogado garantiu que não tem qualquer intenção de avançar com uma candidatura ao Benfica.

“Nada disto teve a ver com um projeto de candidatura ou de ascensão ao poder”, garantiu: “Eu não contemplo uma candidatura ao Benfica. Não renuncio a nenhum direito, mas não contemplo uma candidatura ao Benfica”.

“Acho que todas as contribuições são válidas e esta foi a minha contribuição. Eu vou continuar envolvido na vida do Benfica. Posso garantir que neste momento não tenho a menor intenção de ser candidato”, reforçou.

Com ligações familiares a João Noronha Lopes, Jorge Mattamouros garantiu que o apoiará “sem reservas” caso o ex-candidato volte a avançar, seja já no próximo sufrágio, seja num ato eleitoral futuro.

“Mas neste momento o importante é a participação de todos os sócios, na forma que queiram e possam participar, porque é imperiosa uma reconstrução ética, desportiva e financeira do clube. É imperioso um novo ciclo no Benfica”, concluiu Jorge Mattamouros.