João Neves é uma das jóias da Luz. O algarvio formado no Benfica tem mercado. Mas a plateia encarnada não quer perder o menino por todos acarinhado e que entrega tudo dentro das quatro linhas. Maniche, antigo médio internacional português, formado no Benfica, antevê dificuldades para Rui Costa segurar João Neves na Luz, ainda que não antecipe uma saída pelos valores da cláusula de rescisão.
“Se o Benfica quiser vender o João Neves pela cláusula de rescisão de 120 milhões de euros, vai ficar com o João Neves para sempre porque não vai vender por 120 milhões de certeza absoluta”, comentou Maniche, salientando que o jogador é dos mais valorizados do plantel.
Maniche vê Guardiola a "explorar ao máximo" futebol de João Neves
“Deixa-me dizer também que é importante o Euro, uma montra importantíssima, mas, neste caso em concreto, a valorização é subjetiva visto que estamos a falar de um jovem que se valorizou no nosso campeonato que vale o que vale, não se compara a um Paris Saint-Germain”, referiu Maniche, na CNN Portugal.
Por conseguinte, o antigo centrocampista vê João Neves a fixar-se num grande emblema internacional, admitindo que via as suas características a serem exploradas no “Manchester City”.
“Via mais as suas características e o seu talento a serem explorados num City”, referiu Maniche. E o ex-internacional português explicou o porquê.
“Eu acho o jogo se compadece e a forma de pensar do Guardiola e acho que isso muitas vezes faz muita falta na tomada de decisão dos jogadores", avisou, aconselhando João Neves e outros jogadores que pensem deixar os clubes que os formam.
"Isto é, não é só o clube que paga. O jogador nem pensa se as ideias de jogo do treinador, o modelo, estrutura se compadece com as suas características e com o seu perfil”, apontou Maniche.
Nesse sentido, e daquilo que conhece de João Neves, Maniche não tem dúvidas de que este se enquadrava no jogo de Pep Guardiola no Manchester City, da Premier League.
"É um perfil e filosofia para João Neves"
“Via mais o Guardiola a explorar ao máximo o seu talento, o seu potencial, porque é um perfil e filosofia para João Neves”, admitiu o ex-jogador que representou Benfica, FC Porto, Sporting, Chelsea, Inter e Atlético de Madrid, entre outros emblemas.
“Para a idade que tem, tem uma maturidade muito acima da média”, reforçou ainda Maniche a respeito de João Neves, camisola 87 da Luz que é tido como um capitão sem braçadeira no Benfica.