Portugal
"Veremos se o erro ’aldrabão’ de Chaves vai ou não ter influência"
2023-04-28 10:30:00
"Tudo seria mais claro se um senhor nobre e um plebeu não tivessem adormecido", refere António Bagão Félix

António Bagão Félix, antigo ministro das Finanças e conhecido adepto do Benfica, diz que nas contas do campeonato poderão pesar decisões tomadas pela equipa de arbitragem que apitou o duelo das águias em Chaves, onde o Benfica deixou ficar três pontos. Os encarnados, recorde-se, queixaram-se de que nos instantes finais ficou por assinalar uma grande penalidade sobre Nico Otamendi que, instantes depois, viu um jogador flaviense bater Odysseas Vlachodimos, fixando o 1-0 final que atrasou o Benfica na corrida pelo título e permitiu uma aproximação do FC Porto, que segue no segundo lugar.

"Tudo seria bem mais claro se, em Chaves, um senhor nobre e um seu adjunto plebeu não tivessem adormecido nos últimos minutos de jogo e, como tal, não tivessem observado o que qualquer cegueta era capaz de ter vislumbrado", indicou Bagão Félix, velando reparos à arbitragem de João Pinheiro que tinha António Nobre no VAR, na Cidade do Futebol.

"Pergunto-me até se alguém malevolamente não terá dado um eficaz soporífero a tão ilustres varistas", admitiu Bagão Félix, em artigo de opinião que assina no jornal A Bola.

Para o antigo governante, "a ajuda do VAR tem sido positiva na aritmética dos fora de jogo, mas suscita todas as dúvidas e especulações no que se passa no espaço que os italianos chamam a área do rigor".

Aí, indica o conhecido adepto dos encarnados Bagão Félix, Portugal tem assistido a um "regabofe de ária de opereta bufa sem o necessário rigor."

Aqui chegados, e numa altura em que a I Liga se aproxima do final, com a luta pelo título ao rubro, Bagão Félix espera para ver qual será o peso que a decisão de João Pinheiro e António Nobre terão na entrega do título.

"No fim, veremos se o erro ’aldrabão’ de Chaves vai ou não ter influência decisiva", salientou o antigo ministro das Finanças António Bagão Félix.

O Benfica luta pela conquista do campeonato, sendo, nesta altura, a equipa em melhor posição para fazer a festa do título. Porém, os quatro pontos de vantagem não deixam a família encarnada tranquila, uma vez que, nas últimas jornadas, a equipa liderada por Roger Schmidt tem vindo a ceder terreno, com exceção da receção ao Estoril Praia, na Luz, onde as águias venceram por 1-0, com um golo do argentino Nico Otamendi.

A dado momento deste campeonato, o Benfica teve uma confortável vantagem mas a derrota caseira diante do FC Porto permitiu uma aproximação dos dragões ao topo, aproximação essa que se voltou a verificar aquando da visita da águia a Trás-Os-Montes, onde o Benfica perdeu diante do Desportivo de Chaves.