O sueco Viktor Gyökeres está a recuparar da lesão no menisco do joelho esquerdo, que já o levou à mesa de operações para uma cirurgia após o final da temporada 2023/24. A recuperação segue veloz, de tal modo que, em Alvalade, o compromisso do avançado tem agradado. E em breve, Rúben Amorim poderá contar com a referência de área.
Afonso Figueiredo, antigo jogador profissional e assumido adepto verde e branco, confia que Gyökeres estará dentro de pouco tempo no topo de forma para a nova época leonina.
"Vejo algumas coisas de Cristiano Ronaldo no Viktor Gyökeres"
"Pelas palavras de Frederico Varandas iremos continuar com o Rúben Amorim e acho que essa decisão foi fundamental para o próprio Viktor Gyökeres querer continuar porque é um treinador que acredita bastante nele, que o potenciou ao máximo", começou por referir Afonso Figueiredo, antigo jogador de futebol e assumido adepto verde e branco.
De resto, Figueiredo não esconde que isso "assusta um bocado" porque deu para ver o "campeonato que fez" Viktor Gyökeres "a oitenta por cento, se calhar, com lesões que teve". "Ou seja, ver a época fantástica que ele fez mas limitado, deixa-me assim algo com água na boca para esta época".
Sobre Viktor Gyökeres, em declarações na CMTV, Afonso Figueiredo disse que se trata de um jogador com "uma mentalidade incrível" e colocou o exemplo de Cristiano Ronaldo na conversa.
"Gosto muito desta mentalidade nórdica", diz Afonso Figueiredo
"Sem comparações, como é óbvio, vejo muito, algumas coisas de Cristiano Ronaldo no Viktor Gyökeres, nomeadamente naquela do querer sempre mais, e é um jogador que acaba por contagiar os outros, pois tem uma mentalidade certa", observou Afonso Figueiredo, que se mostrou rendido a jogadores nórdicos que o Sporting contratou para o plantel na época passada.
"Gosto muito desta mentalidade nórdica", reconheceu Afonso Figueiredo, falando também de Morten Hjulmand. "São jogadores de trabalho e, acima de tudo, têm muita qualidade".
Quanto a uma eventual saída no futuro de Viktor Gyökeres, Afonso Figueiredo destacou o que lhe falta para ir para outros palcos. "Uma época na Europa com mais destaque na Liga dos Campeões ou Liga Europa".
Gyökeres chegou ao Sporting na última temporada. O clube leonino comprou-o ao Coventry. O sueco tem uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros. E no universo verde e branco há mesmo quem admita que só por "engano" Gyökeres sairá por um valor inferior ao inscrito na sua cláusula de rescisão.