Portugal
"Vejam lá se ele pegou com o Pepe, excelente jogador, mas quatro vezes expulso"
2024-07-17 09:55:00
Fernando Mendes critica decisão de castigar jogadores do FC Porto. Sérgio Conceição afastou "os elos mais fracos"

Uma das decisões porventura mais difíceis de Sérgio Conceição, na época passada, foi afastar quatro jogadores da ‘foto de família’, no Jamor, quando o FC Porto conquistou a Taça. 

Iván Jaime, André Franco, Jorge Sánchez e Toni Martínez foram colocados a treinar à parte e o técnico não os integrou a tempo das celebrações no Jamor.

E o antigo futebolista Fernando Mendes não compreende esta decisão. Depois de Martínez ter abordado o castigo da época passada, o tema volta à atualidade.

“Estes jogadores têm agora a sua oportunidade com o ex-adjunto do FC Porto. Sou contra a decisão de pôr jogadores a correr à volta do campo. Já aconteceu também no Sporting e no Benfica e eu sou contra isso”, comenta o antigo defesa, no programa Liga D'Ouro, da CMTV.

Fernando Mendes admite que os jogadores possam ser alvo de castigo interno, mas não concorda com a decisão de Sérgio Conceição, em particular no caso da foto que assinala a conquista da Taça de Portugal.

O que Sérgio Conceição fez "não se faz a ninguém"

“Aquela situação da foto de família na Taça de Portugal… Isso é feio. Com todo o respeito que o Sérgio Conceição me possa merecer, isso não se faz a ninguém. Toni Martínez sempre deu tudo”, aponta.

Ex-futebolista do FC Porto, Fernando Mendes conhece o ambiente no balneário do clube, após um desaire. Se os jogadores foram afastados por se rirem, esse não é motivo suficiente: “Segundo se falou, eles riram-se após uma derrota. Não acredito que, após uma derrota, eles tenham entrado no balneário em festa, a rir-se à gargalhada. Agora, não se pode rir?”

Mas Fernando Mendes vai mais longe e fala em “bodes-expiatórios”, em “elos mais fracos”, para dar a sensação de que a época correu mal por culpa dos quatro castigados.

“Mas é claro…”, complementa.

“A má época é culpa destes desgraçados… Má época, quem foram os culpados? Toni Martinez, Iván Jaime, André Franco, Jorge Sánchez”, ironiza, lembrando ainda David Carmo.

O antigo futebolista lembra o facto de Pepe ter sido expulso quatro vezes. E ainda que elogie a excelente época do central, lança o tema: “Vejam lá se ele pegou com o Pepe, excelente jogador, mas quatro vezes expulso. Ele pegou nos elos mais fracos. E se calhar há outros que ‘enterraram' mais o FC Porto do que estes”.