Portugal
Veja o programa da ronda 31, na qual poucas equipas podem perder pontos
Redação
2021-05-03 14:20:00
Rio Ave-Sporting na véspera do clássico entre Benfica e FC Porto

O clássico de quinta-feira entre Benfica e FC Porto é o jogo cartaz da 31.ª jornada da I Liga, que tem no Sporting outro interessado, com os leões a poderem ficar ainda mais perto do título.

A quatro jornadas do final, o embate entre Benfica e FC Porto tem não só em jogo a questão da luta pelo título - os dragões estão em melhor posição -, como também a luta pelo segundo lugar, que dá acesso direto à Liga dos Campeões.

Na quinta-feira, no Estádio da Luz (18h30), o FC Porto entra no clássico já a saber o resultado dos leões, líderes com mais seis pontos, que na quarta-feira jogam em casa do inesperadamente aflito Rio Ave.

Se, por um lado, os dragões ainda sonham com o título, tarefa que se afigura cada vez mais difícil perante um Sporting que continua invicto, por outro, têm as águias mais perto, a quatro pontos, e o segundo lugar ainda não garantido.

Para o clássico na Luz, o FC Porto não deve contar com o mexicano Jesus Corona, lesionado no último jogo, e o Benfica também não deverá ter o marroquino Adel Taarabt, enquanto Jorge Jesus espera ter Darwin, que falhou, por lesão, a ida a Tondela.

Outra ausência de peso no FC Porto deverá ser a do treinador Sérgio Conceição, castigado com 21 dias de suspensão, depois de ser expulso após o empate na 29.ª ronda em casa do Moreirense (1-1), e que já falhou a receção ao Famalicão (3-2).

A jornada também poderá significar o adeus matemático do Benfica na corrida ao título, um cenário que apenas não se confirmará já se os leões fizerem pior resultado do que os encarnados.

Na quarta-feira, em Vila do Conde (21h15), o Sporting tenta capitalizar, por antecipação, o embate entre os principais rivais, dando um passo muito importante na caminhada para o título que lhe escapa há 18 épocas, frente a um Rio Ave em dificuldades.

Um triunfo em Vila do Conde, conjugado com um desaire do FC Porto, deixaria a equipa de Rúben Amorim a apenas um ponto da conquista do título, mas, do outro lado, surge uma equipa vila-condense muito longe do quinto lugar da última época e com dois pontos apenas acima do lugar do play-off de descida, ocupado pelo Boavista.

Também na quarta-feira, um pouco antes, o SC Braga recebe o Paços de Ferreira (19h00), em jogo que opõe os quarto e quinto classificados, respetivamente, depois de os bracarenses perderem os dois últimos jogos.

A equipa de Carlos Carvalhal está 10 pontos acima do Paços e tem o Benfica a oito pontos, no terceiro lugar, que dá acesso à pré-eliminatória da Champions’, posição que já esteve mais acessível para os minhotos.

Em outros jogos da ronda, as contas da descida vão prevalecer, com várias equipas em risco e entre as quais o Nacional, 18.º e último, que nesta ronda visita na quinta-feira o Moreirense (oitavo).

Um pouco acima e igualmente 'aflito' está o Farense (17.º), que, apesar de alguma recuperação nas últimas jornadas (dois empates e uma vitória), mantém-se em zona de despromoção e recebe o Vitória de Guimarães (sexto).

O Boavista (16.º), em lugar de play-off’, fecha a ronda na sexta-feira, com a receção ao Tondela (nono), a partir das 21h15, enquanto o Famalicão (14.º), recebe duas horas antes o Santa Clara (sétimo).

Programa da 31.ª jornada:

- Quarta-feira, 05 de maio:
Marítimo-Gil Vicente, 19h00
SC Braga-Paços de Ferreira, 19h00
Rio Ave-Sporting, 21h15

- Quinta-feira, 06 de maio:
Moreirense-Nacional, 15h00
Belenenses SAD-Portimonense, 17h00
Benfica-FC Porto, 18h30
Farense-Vitória de Guimarães, 20h30

- Sexta-feira, 07 de maio:
Famalicão-Santa Clara, 19h00
Boavista-Tondela, 21h15