Portugal
Veja o programa da quinta jornada que tem clássico em Alvalade
2021-09-09 09:10:00
FC Porto defronta Sporting neste sábado

O campeão Sporting e o ‘vice’ FC Porto protagonizam no sábado (20:30) o primeiro ‘clássico’ da época futebolística, pressionados já à quinta jornada da I Liga para não deixar o líder Benfica descolar mais na classificação.

Os ‘leões’ e os ‘dragões’ já cederam um empate cada, enquanto as ‘águias’ contabilizam por vitórias os quatro desafios disputados, procurando a quinta antes de principiar o jogo de Alvalade, frente ao Santa Clara, nos Açores.

A equipa de Ruben Amorim tropeçou na última ronda, em Famalicão (1-1), onde os portistas já tinham passado muitas dificuldades (2-1), enquanto os pupilos de Sérgio Conceição empataram 1-1 na Madeira, frente ao Marítimo.

O desafio na capital surge imediatamente após a pausa para os jogos das seleções, facto que limita a preparação de ambos os treinadores, sobretudo dos ‘azuis e brancos’, com muito mais jogadores convocados.

Luiz Díaz e Matheus Uribe, habituais esteios portistas, jogam pela Colômbia na antevéspera do encontro de Alvalade (o embate face ao Chile começa às 00:00 de sexta-feira em Portugal), problema acrescido para os forasteiros.

Em relação à ronda anterior, o Sporting perdeu o lateral Nuno Mendes, transferido para o Paris Saint-Germain, que, além de pagar sete milhões de euros, emprestou o internacional espanhol Pablo Sarabia, que se pode estrear.

De registar o facto de os ‘clássicos’ do futebol português voltarem, mais de um ano depois, a ter público na bancada, depois de a época 2020/21 isso não ter acontecido, devido à covid-19, que condicionou as provas a partir de 12 de março de 2020.

Antes do embate de Alvalade, o Benfica, moralizado pela liderança da I Liga e o apuramento para a fase de grupos da ‘Champions’, tenta o quinto triunfo, em cinco jogos, que permitirá ganhar avanço sobre um dos rivais ou ambos.

Tudo isto a dias dos três ‘grandes’ do futebol luso iniciarem a aventura na fase de grupos da Liga milionária, exigente prova que vai sobrecarregar o seu calendário.

Jesus também ‘sofre’ com as seleções, que só vão devolver Otamendi e Lucas Veríssimo horas antes do jogo nos Açores, valendo aos ‘encarnados’ o facto de o belga Vertonghen ter chegado mais cedo, em virtude de cumprir um jogo de castigo.

Antes do fecho do mercado, Jorge Jesus viu as suas opções reforçadas com o lateral direito austríaco Valentino lazaro, emprestado pelo Inter Milão, e pelo extremo esquerdo sérvio Nemanja Radonjic, cedido pelo Marselha.

Por seu lado, o promovido Estoril Praia, que partilha o segundo lugar com Sporting e FC Porto, encerra a jornada em Tondela, na segunda-feira, às 21:15.

A quinta jornada arranca com a partida entre o Paços de Ferreira e o Sporting de Braga, no sábado, às 15:30.

Com quatro rondas disputadas, o Benfica segue na liderança isolada do campeonato, com 12 pontos, seguindo-se Sporting, FC Porto e Estoril Praia, todos com 10.

 

Programa da quinta jornada:

- Sábado, 11 set:

Paços de Ferreira. Ferreira – Sporting de Braga, 15:30.

Santa Clara – Benfica, 18:00.

Sporting – FC Porto, 20:30.

- Domingo, 12 set:

Moreirense – Famalicão, 15:30.

Gil Vicente – Vizela, 18:00.

Boavista – Portimonense, 18:00.

Vitória de Guimarães – Belenenses SAD, 20:30.

- Segunda-feira, 13 set:

Marítimo – Arouca, 19:00.

Tondela – Estoril Praia, 21:15.