Portugal
Varzim vence Benfica B com reviravolta e alavanca recuperação
Redação
2021-04-02 21:25:00
Gonçalo Ramos volta a faturar pelas águias

O Varzim venceu hoje o Benfica B, por 2-1, em partida da 27.ª jornada da II Liga portuguesa de futebol, em que os poveiros conseguiram operar uma preciosa reviravolta no marcador ainda no primeiro tempo.

Depois de Gonçalo Ramos ter feito o primeiro golo do jogo para os 'encarnados', aos 18 minutos, a equipa nortenha respondeu com os tentos de Irobiso, aos 20, e de André Vieira, aos 29, de grande penalidade.

Com este resultado, o Varzim, que somou a terceira vitória consecutiva, continua a alavancar a recuperação, saindo da zona de descida e subindo ao 13.º posto, com 27 pontos, enquanto o Benfica continua num tranquilo nono posto, com 33.

Os lisboetas até entraram melhor no desafio, impondo velocidade e boas trocas de bola que cedo se pautaram em oportunidades de golo, com destaque para um par de iniciativas de Henrique Araújo e Gonçalo Ramos.

O Varzim sentia dificuldades para se libertar da pressão e responder em contra-ataque, e o melhor que conseguiu foi um remate de André Vieira, ainda assim insuficiente para assustar os benquistas, que, sem surpresa, inauguraram o marcador, aos 18 minutos, num cabeceamento de Gonçalo Ramos.

No entanto, a resposta dos poveiros à contrariedade demorou menos de dois minutos, e num subsequente contra-ataque conduzido por Fatai, Irobiso superou a marcação e resgatou o empate, num desvio hábil.

A igualdade no marcador impôs mais equilíbrio na partida, com o Varzim a galvanizar-se e a mostrar mais ambição, acabando por arrancar uma grande penalidade, aos 28 minutos, num contacto entre Agdon e o guardião do Benfica Svilar, que André Vieira não desperdiçou para assinar a reviravolta.

As ‘águias' ainda tentaram chegar ao empate antes do intervalo, dispondo de algumas oportunidades para tal, e voltaram a repetir uma entrada mais forte no regresso do descanso, acentuando a pressão sobre os locais e dominando o jogo.

Tiago Araújo, Gonçalo Ramos e Samuel Pedro tiveram soberanas oportunidades para recuperar a igualdade para o Benfica, mas encontraram pela frente o inspirado guardião varzinista Ricardo, que foi travando as intenções contrárias com grandes defesas.

No ataque, e apesar de uma perdida de Fatai, os poveiros foram desaparecendo à medida que concentravam as suas atenções em guardar a preciosa vantagem, conseguindo, com muito sofrimento, arrastar o 2-1 até ao final.

Jogo no Estádio do Varzim SC, na Póvoa de Varzim.

Varzim - Benfica B, 2-1.

Ao intervalo: 2-1.

Marcadores:

0-1, Gonçalo Ramos, 18 minutos.

1-1, Irobiso, 20.

2-1, André Vieira, 29 (grande penalidade).

Equipas:

- Varzim: Ricardo, Nélson Agra, André Micael, Luís Pedro, Tiago Cerveira, André Leão, Ahmed Isaiah (Temebng, 60), André Vieira (Nuno Valente, 67), Fatai, Irobiso (Patrck, 67) e Agdon (George Ofosu, 84).

(Suplentes: Isamel, Tembeng, Yusuf, Rui Moreira, George Ofosu, Michael Douglas, Nuno Valente, Rui Coentrão e Patrick).

Treinador: António Barbosa.

- Benfica B: Svilar, João Ferreira (Fábio Baptista, 87), Tomás Araújo, Morato, Sandro Cruz (Jair Tavares, 77), Diogo Mendes (Martim Neto, 78), Tiago Araújo, David Tavares, Umbaro Embalo (Samuel Pedro, 64), Gonçalo Ramos e Henrique Araújo (Luís Lopes, 87).

(Suplentes: Carlos Santos, Samuel Pedro, Luís Lopes, Jair Tavares, Henrique Jocu, Fábio Baptista, Kalaica, Martim Neto e Tomás Azevedo).

Treinador: Nélson Veríssimo

Árbitro: João Bento (AF Santarém).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para João Ferreira (22), Svilar (28) Morato (39), Ahmed Isaiah (42), André Leão (55) e Fábio Baptista (90+5)

Assistência: Jogo realizado à porta fechada devido à pandemia de covid-19.