O ex-candidato à presidência do Benfica Bruno Costa Carvalho nota que há um “condicionamento total” por parte do Sporting às arbitragens quando falam da “Liga da verdade”. Recorde-se que Varandas e Rui Borges falaram da Liga da verdade.
O presidente leonino e o treinador da equipa verde e branca mencionaram a chamada Liga da verdade para criticar as arbitragens, recentemente.
Acima de tudo, Bruno Costa Carvalho sente que há nesse contexto um “condicionamento total” por parte dos sportinguistas às arbitragens na reta final do campeonato.
“Vir o presidente do Sporting falar da Liga da verdade? Enfim, o condicionamento é total”, resumiu o benfiquista.
Varandas e Rui Borges: A Liga da verdade
Assim, Bruno Costa Carvalho espera que as entidades que tutelam a disciplina na Federação Portuguesa de Futebol tomem medidas.
“Se é permitido condicionar árbitros, não se faça nada. Se não é permitido, façam alguma coisa”, aconselhou Costa Carvalho, em declarações no canal V+.
Por conseguinte, o benfiquista lamentou as declarações de Frederico Varandas e de que Rui Borges, nas últimas semanas.
“Aquilo foi um profundo condicionamento da arbitragem”, insistiu Bruno Costa Carvalho, que realçou que falar da Liga da verdade é conversa de “café”.
“E depois vem o presidente do Sporting e o Rui Borges falar da Liga da verdade? No café entre amigos que se fale na Liga da verdade ainda admito”, destacou Bruno Costa Carvalho, lamentando as palavras do presidente do Sporting e do treinador leonino.

Em síntese, Costa Carvalho entende que a chamada Liga da verdade é “uma fantasia”. “É preciso perceber o que aquilo é. É uma fantasia”, destacou o comentador e especialista em comunicação.
As investidas de Varandas e Rui Borges contra as arbitragens têm gerado polémica, sobretudo entre rivais. Há quem note que os leões pediram igualdade de critérios, mas a igualdade que se assiste é na sucessão de “benefícios ao Sporting”.
O clube de Alvalade está na liderança do campeonato, com o Benfica em igualdade pontual. Os encarnados recuperaram pontos de desvantagem nos últimos tempos.
Assim, nesta altura, há quem veja que o “Sporting está de cabeça perdida” face à aproximação pontual que sofreu na classificação da I Liga.
O que é a Liga da verdade?
A chamada Liga da verdade é um espaço de alguns órgãos de comunicação que, tendo por base comentários de ex-árbitros ou especialistas na matéria, avaliam lances nos jogos do campeonato português.
Assim, a Liga da verdade é de interpretações. Esta aponta ao resultado final tendo por base as decisões que entendem que deveriam ser tomadas.
Contudo, existem dúvidas a respeito da Liga da verdade. Por exemplo, nos penáltis. A Liga da verdade pressupõe que os penáltis, se fossem assinalados, dariam todos em golo? Por isso, há quem ironize o recurso à chamada Liga da verdade por parte de Varandas e Rui Borges.
