Portugal
“Varandas pode vir a ser o melhor presidente da história do Sporting"
2021-02-07 15:25:00
Tiago Fernandes fala da eventual conquista do título e dos troféus conseguidos em dois anos de presidência

Já não há como disfarçar: o Sporting tem todas as condições para se sagrar campeão, o que representará, a verificar-se, a quebra de uma hegemonia dividida entre FC Porto e Benfica, nas últimas décadas. Rúben Amorim é o homem do leme da equipa leonina, e um dos grandes responsáveis pela boa prestação da equipa na I Liga (sem esquecer a conquista da Taça da Liga), mas há um nome que não pode ser esquecido: o do presidente do SportingFrederico Varandas.  

Em declarações à RTP3, Tiago Fernandes, técnico que assumiu as rédeas da equipa leonina como interino, na transição entre José Peseiro e Marcel Keizer, considera que, a concretizar-se um triunfo no campeonato, Frederico Varandas pode escrever o seu nome como “o melhor presidente da história do emblema de Alvalade. 

"Acho que o Sporting tem uma grande oportunidade de ser campeão e o Frederico Varandas pode vir a ser o melhor presidente da história do Sporting”, afirmou o jovem técnico, em declarações à estação pública. 

Tiago Fernandes sublinha que este raciocínio está naturalmente dependente de um triunfo no campeonato que está longe de ser uma realidade. Mas lembra que Varandas tem apenas dois anos de presidência e que já tem títulos conquistados. 

Se ganhar o campeonato, em dois anos Frederico Varandas conquista um campeonato, Taça da Liga e uma Taça de Portugal, o que é algo inédito”, enfatiza Tiago Fernandes. 

Frederico Varandas, eleito no dia 8 de setembro de 2018, transportou para o museu do clube de Alvalade, recentemente, a segunda Taça da Liga da sua presidência, troféus aos quais se junta ainda uma Taça de Portugal, ganha na temporada de 2018/19. O atual presidente leonino já igualou, em menos tempo, o seu antecessor, Bruno de Carvalho, no que diz respeito a títulos conquistados. 

Na presente temporada, e contra todas as expectativas, os leões entraram na luta pelo título e são apontados como os principais favoritos, numa luta que conta já com a aparente ‘desistência’ do Benfica – os encarnados atravessam um ciclo de maus resultados que os coloca a 11 pontos dos leões. Essa luta pelo título conta também com um FC Porto a pagar o preço do elevado número de jogos, dada a participação na Champions e a presença na Taça de Portugal, que aperta o calendário portista. 

Sérgio Conceição já se queixou deste cenário e talvez essa realidade ajude a justificar os pontos perdidos diante do Belenenses SAD. Os campeões nacionais voltam a jogar hoje, sendo que fevereiro será um mês com grandes exigências para os azuis e brancos. 

O Sporting tem a vantagem pontual da liderança e conta também com a ‘ajuda’ de estar concentrado apenas numa competição: a I Liga.