As eleições para a Federação Portuguesa de Futebol começam a mexer a João Gabriel, antigo responsável pela Comunicação no Benfica, na altura de Luís Filipe Vieira, entende que Frederico Varandas está um "empenhado mandatário" da candidatura de "Pedro Proença" ao organismo federativo que, diga-se, o atual presidente da Liga não confirmou.
João Gabriel diz que Varandas é "empenhado mandatário" de Proença à FPF
Para João Gabriel, os sinais que Frederico Varandas vai dando, levam-no a ter este entendimento. "O presidente do Sporting transformou-se num empenhado mandatário da candidatura de Proença à Federação Portuguesa de Futebol, resta saber a razão de tanto empenho", apontou João Gabriel.
O ex-responsável pela Comunicação do Benfica explicou ainda que o presidente do Sporting pode estar a aproveitar o contexto que o clube de Alvalade vive, por oposição a Benfica e FC Porto, que enfrentam problemas de ordem desportiva e/ou financeira.
"Com a casa arrumada, Varandas vai ocupando espaço, aproveitando as fragilidades que o presidente do Benfica enfrenta e as dificuldades financeiras que André Villas-Boas encontrou no FC Porto", disse João Gabriel.
O FC Porto, recorde-se, enfrenta problemas de tesouraria. A SAD azul e branca está a tomar um caminho de 'aperto do cinto', com a administração portista a tentar controlar gastos no emblema nortenho.
Já na Luz, o Benfica tem problemas de ordem desportiva. Roger Schmidt deixou o comando técnico dos encarnados e Bruno Lage acabou por ser chamado pela SAD encarnada para assumir a equipa. Há, de resto, quem defenda que "no Benfica estão todos uns contra os outros".
Ainda em relação ao presidente do Sporting, João Gabriel manifestou ainda a ideia de que não quer ver Frederico Varandas no papel de "quem tanto criticou" desde que assumiu os destinos do Sporting.
"Que Varandas não se transforme em quem tanto criticou"
"O que se deseja é que Varandas não se transforme em quem tanto criticou", afirmou João Gabriel, em artigo de opinião que assinou nas páginas do jornal do Correio da Manhã.
João Gabriel criticou ainda Pedro Proença e, a respeito da Direção da Federação Portuguesa de Futebol, este disse que o organismo federativo necessita de ter alguém "que pense em ficar por cá".
A esse propósito, o ex-líder da Comunicação do Benfica acredita que Pedro Proença quer passar na Liga para a Federação Portuguesa de Futebol e, depois, chegar à UEFA.
"A FPF será apenas uma passagem em direção à presidência da UEFA. O que move Proença não é o futebol português", declarou o ex-responsável pela Comunicação do Benfica João Gabriel.