Portugal
"Varandas desvalorizou o título do Sporting", reage Jesus
2021-05-22 14:30:00
Treinador do Benfica não gostou do comentário do presidente do Sporting sobre a "estratégia de comunicação"

Jorge Jesus, treinador do Benfica, considerou que Frederico Varandas, presidente do Sporting, "desvalorizou" o título alcançado pelos leões quando, ao criticar a "estratégia de comunicação dos rivais", aludiu ao impacto da covid-19 na equipa encarnado. "Não venceram [o campeonato] porque foram o único clube do mundo a ter covid", ironizou Varandas, durante a receção da Câmara de Lisboa ao Sporting.

Hoje, na antevisão da final da Taça de Portugal, amanhã, com o SC Braga, Jorge Jesus foi questionado sobre essas declarações. Primeiro, o técnico procurou fintar a questão, explicando desconhecer o "sentido" com que Varandas tinha falado. "É um pouco complicado, não tenho a certeza do sentido dessa situação que o presidente do Sporting colocou. Trabalhou comigo alguns anos, como médico, é alguém que respeito muito. O Sporting ganhou, foi um justo vencedor, nestes momentos é importante valorizar quem ganha e não falar muito dos rivais", começou por responder o treinador do Benfica.

E seguiu-se o ataque. "Se alguém em Portugal ou no mundo, tirando o River, teve problemas muito sérios com a covid-19... Foram 28 jogadores, não foram dois ou três. A equipa técnica foi toda", lembrou. "Não há comparação possível. E o Sporting ganhou, porque mereceu, porque justificou que é melhor. Isso foi uma forma de desvalorizar o título do Sporting. Desvalorizar, não é valorizar", afirmou Jesus.

Na final de amanhã, Jesus não deverá contar com Vertonghen. O central belga não treinou hoje e está em risco de falhar o último jogo da época encarnada, tal como o lesionado Lucas Veríssimo. "Nestes últimos cinco dias tivemos dois contratempos", comentou o técnico: "Não estava preparado para perder dois jogadores que normalmente jogam. O futebol é isto. Vou-me preparar nestas horas até ao jogo para vermos o que poderemos fazer".

"Nós já não tínhamos muitos centrais", acrescentou: "Com o Lucas lesionado e se Vertonghen não recuperar, praticamente não temos centrais para jogar com uma estrutura a três. Tenho a certeza que vamos jogar com 11. Isso é o que interessa. Não estou muito preocupado com o resto".

Será uma final entre "duas boas equipas", fazendo antecipar um encontro "com muita qualidade", pois ambas as formações têm "o objetivo de fazer golo quando têm bola, com muita criatividade técnica e tática". Do lado do SC Braga, o treinador Carlos Carvalhal assumiu que quer vencer, o que não surpreendeu Jesus.

"Para mim, não é nada de anormal um treinador dizer que vai ganhar a final. Não é falta de respeito pelo adversário. É confiança e nós também pensamos assim. Estamos preparados para o duelo e para vencer esta final da Taça. É o último jogo da época. O único título que o Benfica pode conquistar. É importante para nós ganhar esta final da Taça. O. Benfica nos últimos 20 anos ganhou três. Não é fácil ganhar a Taça de Portugal", afirmou.

Jesus já assumiu que, mesmo que o Benfica vença a Taça, esta será uma época perdida. Questionado se a vitória na final de amanhã fará com que a pressão seja menor no arranque da próxima temporada, o treinador respondeu que será "igual". "É sempre importante vencer a Taça. Não vai valorizar nada aquilo que fizemos nesta ponta final da época, mas ganhando o troféu conquistamos este título. Ganhando ou não ganhando, a pressão é a mesma. Já falei daquilo que eu penso e sei que aconteceu esta época no Benfica. Se é importante vencer? Isso é. Queremos partilhar um título com os adeptos, que eles merecem. Quanto ao futuro, é tudo igual", concluiu.