O FC Porto está na final da Taça de Portugal onde vai tentar revalidar o troféu conquistado na última época. Pela frente, a formação orientada por Sérgio Conceição vai ter o SC Braga. Os dragões deixaram pelo caminho o Famalicão nas meias-finais, numa eliminatória discutida até aos últimos instantes.
Os minhotos, depois de perderem na primeira-mão, levaram o segundo jogo para prolongamento e venderam cara a derrota no Estádio do Dragão, onde chegaram a estar a vencer. E para o ex-dirigente do Sporting Carlos Barbosa da Cruz, se não fosse o VAR, o FC Porto tinha caído na Taça de Portugal.
"Eu acho uma situação extraordinária o FC Porto, este FC Porto que jogou contra o Famalicão não jogou nada, está completamente exausto, um FC Porto espremido que ganhou o jogo na raça mas que ganhou o jogo e deve-o ao VAR que intervém numa situação de jogo onde não tem que intervir", comentou Carlos Barbosa da Cruz.
Em declarações na CMTV, o ex-dirigente leonino diz que quase que é forçado a dar razão ao treinador do Benfica quando este critica o VAR.
"Ou seja, quase que dá razão ao treinador do Benfica quando diz que o VAR vem para complicar e não vem para simplificar", argumentou Carlos Barbosa da Cruz.
"Ganha de penálti ou de aflitos"
Em declarações na CMTV, o advogado falou num penálti "microscópico" que recolocou o FC Porto na discussão da eliminatória diante do Famalicão.
"Eu vejo o protocolo do VAR e o protocolo do VAR diz que o VAR em lances de grande penalidade na área intervém em lances de erro claro e grosseiro. O VAR não tem que intervir. Foi um brinde que o VAR fez ao FC Porto com estes penáltis microscópicos que o nosso futebol, infelizmente, é tão fértil. Acabou por influenciar decisivamente a eliminatória a favor do FC Porto", enfatizou Carlos Barbosa da Cruz.
"Há cinco jogos que o FC Porto se arrasta e não joga nada"
De resto, o antigo dirigente dos leões acredita que"se não fosse esta intervenção completamente deslocada do VAR, o Famalicão tinha ganho o jogo".
Até porque, nota Carlos Barbosa da Cruz, os índices físicos do FC Porto estão longe do esperado. "Há cinco jogos que o FC Porto se arrasta e não joga nada", referiu, salientando que o clube liderado por Pinto da Costa "tem ganho de penálti ou de aflitos".
Em relação à confusão que se instalou após o golo de Otávio, perto dos 120 minutos, levando à expulsão de Sérgio Conceição, Carlos Barbosa da Cruz diz que já está acostumado.
"Quando à expulsão do Sérgio Conceição eu só posso dizer que pronto, enfim, a mim não me surpreende e nem sequer é uma situação inédita."