Portugal
"Vamos ver como se comporta a FPF quando ganharmos o 25.º título de campeão"
2024-06-06 11:50:00
"Quanto tempo mais permanecerá a FPF em estado de negação da história do futebol português", diz Tito Arantes Fontes

O Sporting tem 20 títulos reconhecidos oficialmente pela Federação Portuguesa de Futebol. No entanto, os leões reclamam que são detentores de 24 títulos de campeão nacional. De resto, no autocarro e em vários espaços leoninos, é comum a apresentação da indicação alusiva aos 24 títulos que os sportinguistas dizem ter.

O tema não cai no esquecimento e, recentemente, a Assembleia Municipal de Lisboa votou por unanimidade o reconhecimento de que o leão tem 24 títulos de campeão e, agora, o ex-presidente do Grupo Stromp diz que lá chegará o tempo em que será a própria Federação Portuguesa de Futebol a alinhar pelo mesmo caminho.

"A Assembleia Municipal de Lisboa aprovou em sessão plenária e por unanimidade de todos os seus membros, ou seja, da esquerda à direita, voto de saudação ao Sporting, enaltecendo-o pelo seu 24.º título de campeão nacional. É bom que assim seja e que, em definitivo, se comecem a ver as entidades oficiais portuguesas a respeitar a verdade da história", observou Tito Arantes Fontes.

"Vamos ver a FPF quando ganharmos o 25.º título de campeão"

Em declarações ao jornal Sporting, o antigo presidente do Grupo Stromp deu conta de que aguarda agora que seja a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) a tomar idêntica atitude.

"E, com isso, até pode ser que a FPF venha finalmente a acordar da sua incompreensível letargia sobre este tema... sobre o qual até alguns dos seus altos responsáveis chegaram a ter o desplante de dizer que não queriam voltar a falar", lamentou Tito Arantes Fontes.

"Vamos ver como no futuro próximo se comporta a FPF quando conquistarmos o 25.º título de campeão! E quanto tempo mais permanecerá a FPF em estado de negação da história do futebol português!", disse ainda Tito Arantes Fontes.

Este é um tema que tem agitado opiniões em Alvalade e há quem lembre que foram os sportinguistas que, no passado, comemoraram os títulos na rua. Contudo, agora, os "espertalhões querem mudar isto".

Direção de Bruno de Carvalho levantou tema dos títulos

A questão relativa aos títulos do Sporting foi levantada por Bruno de Carvalho. O então presidente do Sporting assegurava ter provas de que o leão tinha mais quatro títulos do que aqueles que a FPF lhe reconhece.

O tema foi estudado e investigado por cientistas académicos e a Assembleia Geral da FPF analisou esta questão. Porém, ao contrário do que era desejo do Sporting, a FPF não reconheceu como campeonatos nacionais os tais quatro troféus alcançados no passado.

Ainda assim, o Sporting, atualmente, faz questão de mencionar que tem 24 títulos de campeão nacional, mesmo que o organismo que tutela o futebol português apenas reconheça 20.