Portugal
"Vamos estar a dizer que é só por causa dos erros dos árbitros?"
2023-05-30 09:40:00
"Uma equipa que chega à segunda volta, a oito jornadas do fim, e está a 10 pontos de diferença", lembra ex-jogador

Campeão nacional, o Benfica vai saboreando a vitória por estes dias e já foca a época 2023/24, onde tentará revalidar a conquista do campeonato, coisa que nos últimos anos nenhum dos campeões tem vindo a alcançar. Mas o FC Porto, segundo classificado, não se conforma com a entrega do título aos encarnados e Sérgio Conceição já teve oportunidade de esclarecer que, a seu ver, os azuis e brancos é que deveriam ter ficado com o troféu.

"Em momentos importantes, houve algum demérito nosso e de algumas situações que nos prejudicaram, como algumas arbitragens. Mesmo com algumas lesões que tivemos. Nunca foi desculpa para resultado negativo. Não posso dizer que faltou este e aquele. Continuo a achar que somos a melhor equipa e que fomos a melhor equipa. Não chega", afirmou Sérgio Conceição.

Fernando Mendes, antigo jogador de futebol, que foi colega de Conceição, entende que o campeonato contou com "erros inacreditáveis" nas arbitragens.

"Todos os anos é a mesma coisa. Só vejo uma coisa diferente este ano para os outros anos atrás, que foram erros inacreditáveis não dos árbitros mas do VAR", atirou o ex-futebolista.

Em declarações na CMTV, Fernando Mendes fez notar que, ao longo da época que está a terminar oficialmente, "o VAR teve uma interferência tremenda nalguns jogos em que deu pontos ao Benfica, como deu ao Sporting, ao Sporting menos, nem aí nos ajudaram, e ao FC Porto".

"Não há que esconder isso. Erros inacreditáveis", insistiu o antigo jogador, que representou Benfica, FC Porto e Sporting, entre outros clubes, sustentando que "decidem-se muitos campeonatos com erros de arbitragem."

Porém, Fernando Mendes fez questão de lembrar que quando FC Porto chegou à Luz, para o clássico na altura da Páscoa, tinha vários pontos de desvantagem. Por isso, o antigo jogador não alinha pela lógica de que só as arbitragens explicavam essa vantagem do Benfica em relação aos dragões.

"Uma equipa que chega à segunda volta, a oito ou nove jornadas do fim salvo erro, [oito quando foi à Luz] está a dez pontos de diferença. Vamos estar a dizer que é só por causa dos erros dos árbitros? É. Alguns é. Mas não venham com isso", concluiu Fernando Mendes.

"Sérgio Conceição não concorda? Respeito a opinião de toda a gente"

A respeito das palavras de Sérgio Conceição, o presidente do Benfica fez questão de dizer que o clube da Luz venceu "com mérito" o campeonato nacional.

"Neste clube ganha-se pelo Benfica, não se ganha contra ninguém, não é preciso falar de outros e sim de nós, fomos campeões com todo o mérito. Sérgio Conceição não concorda? Respeito a opinião de toda a gente. Já disse que no Benfica ganha-se pelo Benfica e não contra ninguém", disse Rui Costa, em declarações à margem de um jantar dos campeões nacionais no Convento do Beato.